quinta-feira, 28 de junho de 2012

SISTEMA VESTIBULAR

CANAIS SEMICIRCULARES
O sistema vestibular é um receptor bilateral localizado na orelha interna na porção petrosa do osso temporal, é composta pelo labirinto membranoso e ósseo e ainda o sistema auditivo cuja cóclea é o receptor pricipal na detecção das vibrações sonoras.

O sistema vestibular é composto por três canais semicirculares disposto como dito anteriormente dentro da orelha interna na porção petrosa do osso temporal,  existe três desses canais em cada orelha. Internamente esses canais são separados da porção óssea pela perilinfa e  interiormente pela endolinfa, internamente a esses canais encontra-se celulas ciliadas que vão levar as informações ao cérebro das movimentações da cabeça. essas células ciliadas, são neurônios que possuem adaptações de detecção atráves desses cílios da movimentação da endolinfa, esse processo funciona da seguinte forma.  Revestindo os canais semicirculares encontra-se as celulas neuronais ciliadas que projetam seus cilios para dentro da endolinfa, sob esses cílios encontra-se uma espécie de massa gelatinosa e sobre essa massa gelatinosa encontra-se otólitos (carbonato de calcio)  que são mais denso que a endolinfa que mantem pressionada essa massa gelatinosaque e ajuda na movimentação desses cílios, quando a cabeça sofre alguma rotação, a endolinfa se atrasa por conta da inércia, esse atraso leva a movimentação desses cilios e consequentemente a potenciais de tação ( PA) ao cérebro de que a cabeça esta sendo movimentada de forma rotatória. É importante salientar que, os canais semicirculares possui função de emitir informações sobre a aceleração rotatória da cabeça, posteriomente veremos que a movimentação linear da cabeça é responsável por outras estruturas também do sistema vestibular chamado de utriculo e sáculo.


 UTRÍCULO E SÁCULO

O utrículo e o Sáculo por sua vez possui as mesmas estruturas dos canais semicirculares, como as células ciliadas que ficam aglomeradas em algumas regiões denominadas de máculas, possui a endolinfa, e os otólitos (carbonato de cálcio) sobre a massa gelatinosa, tal qual ocorre nos canais semicirculares, porém, essa estrutura é responsável por detectar a aceleração linear da cabeça ao sofrer alguma movimentação nesse sentido. Os otólitos possui uma função muito importante no sistema vestibular visto que por ser mais denso que a endolinfa e mantém pressionada a massa gelatinosa devido a gravidade exercida e assim enviando mais precisamente as informações das movimentações. 

Quando por exemplo um astronauta está fora da órbita terrestre, esses otólitos perdem essa função de manter pressionada a massa geltatinosa e os cílios não detecam nenhuma movimentação, por este motivo os astronautas precisam de outros sentidos, como o da visão, para saber a postura e localização do seu corpo em relação ao espaço, pois este perde totalmente a noção de posição sem essas informações emitidas por esse sistema. 

As patologias do sistema vestibular causa algumas percas de propriocepção, desordenação espacial. Inflamações nessa região retira a capacidade do sistema enviar informações sobre a posição do organismo, a labirintite que é uma inflamação do labirinto é um exemplo clássico da perca momentânea desses sensores no organismo.

Esse sitema possui ligação direta com o sistema visual, ja que a movimentação extrínseca dos olhos depende desse sistema, invuluntariamente, ao movimentarmos a nossa cabeça para o lado esquerdo, nossos olhos não se moviementa e se mantém fixo á um determinado lugar, ou se movimenta na direção oposta, essa posição tomada pelo organismo é uma forma inteligente de manter a acuidade visual, fazendo o teste na movimentação de sua cabeça, perceba que seus olhos ficam fixos num determinado local até que seu campo de visão mude rapidamente, isso ocorre para que se tenha um visão precisa do ambiente. O mesmo ocorre caso o indivíduo venha fechar os olhos e fazer a movimentação da cabeça, perceba que os olhos se movimentam mesmo assim. 

Voltando a falar de patologias nesse sistema, caso um animal apresente alguma lesão, pode-se observar nos olhos algumas movimentações involuntárias chamdas de nistagmo, essa movimentação é resultado de alguma lesão no sistema vestibular que influencia diretamente sobre os olhos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CEREBELO

O Cerebelo constitui cerca de 10% do cérebro total ele desempenha um papel crucial na coordenação dos movimentos iniciados por outras partes do cérebro, pode-se citar como exemplo os sistema piramidal que possui função de executar os movimentos precisos, aprendidos e e voluntários e extrapiramidal que desempenha função na postura antigravitária proximal, esses tratos emitem PA através do trato corticopontinocerebelar para o cerebelo, este então irá fazer os ajustes apropriados do movimento (intensidade, força, precisão, etc.).
http://www.cerebronosso.bio.br/picture/ratcerebellumthomasdeerinck.jpg?pictureId=1909834

O cerebelo é dividido em três porções com algumas funções específicas. vestibulocerebelo, Espinocerebelo e Cerebrocerebelo.

Vestibulocerebelo está ligado ao equilíbrio e movimentação do globo ocular. (isso se deve ao fato de o sistema vestibular ter  direta ligação com o sistema de propriocepção, reconhecimento da movimentação da cabeça, e ainda influência sobre a movimentação dos olhos através dos reflexos no ato da movimentação rotatória ou linear da cabeça)

Espinocerebelo essa porção está ligada a um sistema de regulação da intensidade dos movimentos do sistema piramidal e extrapiramidal.

Cerebrocerebelo função no planejamento da cordenação motora (direção, intensidade, etc.).

Um fato importante sobre o cerebelo é que ele possui aprendizagem motora, a habilidade é aprendida pelo cerebelo e este assume a coordenação dos padrões motores, sem precisar estar havendo um novo planejamento dos movimentos.

A patologia nesse sistema é identificada através das desordens nos movimentos, alguns exemplos podem ser observado quando o animal tem uma marcha de base ampla, dismetria nos movimentos, andar de maneira desordenada, tremor de intenção, nistagmo (movimentação dos olhos) caso a lesão tenha sido na região do vestibulocerebelo.

SISTEMA SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO

SISTEMA SIMPÁTICO

O sistema Simpático se origina na medula espinhal a nível toracolombar pelas raízes ventrais e contêm nervos pré-ganglionares curtos e pós ganglionares longos esse sistema atua sobre a Adrenalina. Exemplos de como funciona o sistema simpático podemos citar a dilatação da pupila, o aumento da frequência cardíaca, estimula a liberação de glicose pelo fígado, ejaculação, a contração da bexiga, relaxa os brônquios, inibe a produção de saliva etc. 
A glândula adrenal é uma exceção desse sistema autonômico, pois alguns axônios pré-ganglionares simpáticos estendem até a medula adrenal que faz sinapses com axônios pós-ganglionares rudimentares que são na verdade as células secretoras da medula adrenal. 
http://www.wikinoticia.com/images2//demedicina.com/wp-content/uploads/SISTEMA_thumb.jpg

A secreção desses neurônios é deixada na corrente sanguínea que é levada à outras partes do organismo funcionando como um verdadeiro hormônio em outros tecidos do corpo. Diz-se que esse sistema contém um efeito catabólico e o mediador químico nas sinapses desse sistema e a Noroadrenalina e Adrenalina sendo então chamdos de sinapses Adrenérgicas.

SISTEMA PARASSIMPÁTICO

Esse geralmente possui axônios pré ganglionares longos e pós-ganglionares curtos e deixam a medula através de alguns nervos sacrais sendo então chamado de sistema craniossacral os axônios pré-ganglionares longos passam aos gânglios parassimpáticos dentro ou próximo ao órgão alvo, ainda. Seus reflexos no organismo apresenta na contração da pupila que faz a diminuição da intensidade da luz na retina, ereção, estimula a vesícula biliar, promove a salivação, estimula atividade do estômago e do pâncreas, contrai os brônquios   reduz os batimentos cardíacos, etc. 
Os neurotransmissores desse sistema é a acetilcolina, que é encontrada em todos os gânglios autonômicos parassimpáticos, desencadeando uma sinapse Colinérgicas é considerado um sistema anabólico.

terça-feira, 26 de junho de 2012

CONTROLE DA POSTURA E LOCOMOÇÃO PELO CÉREBRO

O cérebro é dividido em seis partes no qual cada uma dessas partes possui função diferenciada no envio e recebimento de potenciais de ação (PA) no organismo, são elas, medula espinhal, ponte, bulbo, mesencéfalo, diencéfalo, e hemisférios cerebrais ou córtex cerebral.

1- A medula espinhal está localizada mais caudalmente ela é responsável por trazer os potenciais de ação (PA) através das raízes dorsais sensoriais (aferentes sensoriais) dos sistemas nervoso somático e autônomo e também levar os potenciais de ação através das raízes ventrais (aferentes motores) aos sistemas nervoso somatico e autônomo.
2- A ponte possui função de trazer os potenciais de ação através dos tratos de axonios do sistema piramidal e extrapiramidal vindo dos hemisférios cerebrais ate cerebelo, que vai fazer a modulação e a correção da intensidade dos movimentos pretendidos e executados.

3- O bulbo está ligado principalmente em levar os PA para os sistemas cariovascular e respirátorio.

4- Mesencéfalo é responsável por levar os estímulos nervosos para movimentação dos olhos e manter a postura antigrávitária subconsciente.

5- O diencéfalo contém o tálamo, essa parte do SNC é responsável por levar os PA para controle dos sistemas sensoriais é uma estação de relê que vai fazer a modulação desses impulsos, e ainda contém o Hipotálamo que controla a secreção de hormonios pela adenohipófise.

6- Hemisférios cerebrais ou córtex cerebral adiciona sentido e consciência das movimentações pretendidas.

SISTEMA PIRAMIDAL

Esse sistema está ligado diretamente aos movimentosvoluntários, precisos e aprendidos, contém dois tratos de axonios e um trato acessório que parte do córtex cerebral até regiões distintas do corpo.

Trato corticoespinhal surge do córtex cerebral e 90% dos axônios descem no lado contralateral do corpo e os 10% restantes ipsilateralmente (mesmo lado) esses axônios vão fazer a inervação dos neurônios motores inferiores.
Trato corticobulbar, surge do córtex cerebral e desce no mesmo sentido contralateral que o corticoespinhal e faz sinapses com os neuronios motores inferiores que controlam os músculos da cabeça.
Trato corticopontinocerebelar esse trato é acessório e faz a ligação dos tratos corticoespinhal e corticobbulbar e cerebelo, é através desses tratos de axonios que são enviadas cópias de mensagens desses  para o cerebelo fazer os ajustes apropriados dos movimentos.
 As lesões nesse sistema irá causar no animal algumas alterações patológicas que podem ser facilmente identificadas, como esse sistema é responsável pelos movimentos voluntários, precisos e aprendidos as lesões irá causar uma hemiparesia contralateral (paralisia no lado contralateral) e perca da propriocepção, ou seja o animal tem problemas em perceber que sua pata está com o coxim para baixo e não o move para o local certo, o animal pode andar arrastando o membro etc. essa lesão no sistema piramidal é comparada ao popular "Derrame Cerebral" em humanos, no qual em animais não é tão severa quanto nos humanos.

SISTEMA EXTRAPIRAMIDAL

Esse sistema groceiramente descrevendo e deixando de lado varios detalhes, pode ser explicado pela ação dos movimentos antigravitários subconsciente dos musculos extensores proximais cuja contração se opõe a gravidade.
Assim como nos sistema piramidal, este sistema é dividido em três tratos principais, Trato vestibuloespinhal, Trato reticuloespinhal e Trato tectoespinhal, cuja função de cada trato se diferencia por suas sinapses com neurônios de regiões diferentes.
Trato vestibuloespinhal, esse trato não se sabe precisamente qual sua ação sobre o organismo, porém sabe-se que ele tem ação principalmente sobre os neurônios motores gama e alguns alfa antigravitários proximais. Assim que o sistema vestibular com neuronios sensoriais altamente ativos detecta uma movimentação do corpo através da movimentação da cabeça ele envia PA para o trato vestibuloespinhal e este trata de fazer o balanceamento do corpo através do tonus muscular postural ajustando a posição desejada.
Trato retículoespinhal esse trato do sistema extrapiramidal tem função sobre um sistema de alerta do organismo, cuja ausência leva o animal ao coma.
Trato tectoespinhal esse trato controla os movientos reflexos dos olhos e dos músculos da cabeça.
o córtex cerebral e cerebelar atua sobre o sistema extrapiramidal adicionando sentido aos movimentos pretendidos, como por exempo a direção em que se vai seguir, a intensidade da força imposta, a velocidade do movimento etc.
Assim como no sistema piramidal o extrapiramidal ao ser lesionado e sofrer alguma patologia, expressa nos membros ao qual está ligado através dos tratos de axonios algumas desordens de movimentos, pode-se citar alguns mais comuns como por exemplo desordens dos movimentos ritmico ou arrítmicos. As desordens ritmicas são aquelas involuntárias ou de repouso, que se agravam quando o animal está em repouso e começa a tremer, porém esse tremor diminui a medida que o animal começa a se mover. Podemos comparar essa lesão com o tremor de parkinson em seres humanos. Desordens de movimentos arrítmicos são observados quando ocorre uma rigidez de desaceleração através de uma patologia cerebral rostral severa que pode ser resultado de uma transeção cirúrgica do cérebro a nível mesencefálico  (parte do cérebro responsável pela movimentação dos olhos e postura antigravitacional subconciente).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

FÍGADO E PÂNCREAS

São glândulas anexas ao intestino com importante função na digestão.
FÍGADO
O fígado é um órgão parenquimatoso, formado por agregados de hepatócitos denominados de lóbulos. O hilo hepático é a inserção dos grandes vasos no fígado, constituído pela veia porta, e artéria hepática. Os septos são os responsáveis por delimitar os lóbulos hepáticos.
http://www.hepcentro.com.br/images/estruturaporta.GIF

É o órgão formador do glicogênio, gera calor em fetos e também possui função hematopoiética na vida fetal (formação de sangue) e de desintoxicação devido metabolizar todas as substâncias absorvidas pelo organismo, sendo tóxicas ou não. Responsável pela formação da bile que é coletada e armazenada na vesícula biliar, e liberada pelo ducto colédoco no duodeno (exceção feita ao eqüino que não possui vesícula biliar). Está coberto por uma cápsula fibrosa, o peritônio. O fígado é levemente voltado para o antímero direito do corpo dos animais.
Os capilares biléferos são estruturas originarias dos lóbulos hepáticos e da parede hepática em forma de ductos.
http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2007/12/figado.jpg

O fígado esta preso a cavidade abdominal pelos:
*        Ligamentos triangulares direito e esquerdo: ligam o lado direito e esquerdo aos respectivos do diafragma;
*        Ligamento hepatorrenal;
*         Ligamento redondo;
*        Ligamento falciforme: junto com o ligamento redondo, entre o lobo esquerdo e o quadrado;
*        Ligamento hepatoduodenal;
*        E ligamento hepatogástrico; Os dois últimos representam o omento menor ligando o estomago e o duodeno ao hilo hepático.

O fígado possui;
·         Face diafragmática: voltada para o diafragma, e convexa;
·         Face visceral: voltada paras as vísceras, e côncava;
·         Margem aguda: margo acutus ventralmente, é a parte mais afinada do fígado;
·         Margem obtusa: margo obtusun disposto dorsalmente, compreende a parte mais avolumada do órgão;
Impressão renal no lobo caudado do rim direito, e também do estômago e do duodeno;
É vascularizado pela veia porta e artéria hepática componentes do hilo hepático, e pela veia cava caudal, vista na face diafragmática;
Possui quatro principais segmentos denominados de lobos:
·         Lobo direito: onde se encontra o ligamento redondo do fígado, este que no período embrionário é a veia umbilical que transfere sangue do feto para a mãe para que seja filtrado, separa o lobo direito do esquerdo ou o lobo esquerdo do quadrado;
·         Lobo esquerdo;
·         Lobo caudado: dorsalmente;
·         Lobo quadrado: ventralmente;
Animais que possui maior mobilidade de coluna vertebral, possui o fígado subdivido em maior número de lobos.
Fígado em cães e gatos:
o   O lobo direito é divido em lobo medial e lateral direito;
o   O lobo esquerdo também é divido em medial e lateral esquerdo;
o   O lobo caudado é divido em processo papilar do lobo caudado, e processo caudado do lobo caudado.
o   E lobo quadrado sem subdivisões;
Fígado em suíno:
o   Lobo direito e esquerdo subdivido e medial e lateral esquerdo e direito;
o   Lobo caudado apresentando apenas processo caudado;
o   Lobo quadrado sem subdivisões;
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAApqEAL-0.jpg

O lobo quadrado é um pouco menor e não acompanha o comprimento do lobo esquerdo e                 direito, neste caso a incisura do ligamento redondo separa o lobo direito do lobo esquerdo.
Eqüino:
o   Somente o lobo esquerdo é subdividido em lateral e medial;
o   Não apresenta vesícula biliar;
Ruminantes: fígado não apresenta nenhuma das subdivisões.
Os eqüinos e ruminantes possuem ductos hepáticos direito e esquerdo, que depois se unem formando o ducto hepático comum.
Vesícula biliar no cão mede 15 cm, no gato é visível na face diafragmática. Essa estrutura possui mucosa rugosa com dobras.
PÂNCREAS
Possui aspecto glandular, contraposto ao fígado, e fixado ao duodeno pelo mesoduodeno. Função endócrina produz hormônios como a insulina, glucagon e somatostatina nas ilhotas pancreáticas, e sulco gástrico no restante do pâncreas. Está dividido em:
*        Corpo;
*        Lobos: pancreáticos direito e esquerdo;
*        E uma incisura em ``U´´, onde passa a veia porta.


Seus ductos excreção são:
×          Ducto pancreático e ducto colédoco;
×          Ducto acessório que desemboca na papila duodenal menor (onde desemboca o sulco gástrico)
×          Em gatos e pequenos ruminantes no ducto pancreático;
×          Suínos e bovinos no ducto pancreático acessório;
×          Cão e eqüinos em ambos os ductos.


SISTEMA DIGESTÓRIO - INTESTINO

O intestino é um tubo músculo-membranáceo que se estende caudalmente desde o óstio pilórico até o ânus. Seu comprimento sofre grandes variações individuais e raciais (variando de 30 à 50 m nos bovinos, e de 20 à 40 m e de 18 á 40 placas de Peyer em pequenos ruminantes).
(Placas de Peyer também conhecidas como Conglomerados Linfonodulares Ileales são nódulos de tecido linfático que constituem um componente principal do tecido linfático associado ao intestino (GALT) e são particularmente grandes no Íleo, onde se encontram preferencialmente no lado intestinal oposto ao mesentério ou seja, no borda antimesenterica do intestino.”

INTESTINO DELGADO
É composto por Duodeno, Jejuno e Íleo e inicia no piloro e termina na junção iliocecal, formado por pregas circulares. Diferente do estômago, a camada muscular que compõe o órgão é composta de duas camadas, uma de fibras estriadas longitudinais e uma camada de fibra celular lisa e circular.  Apresenta glândulas duodenais (Brunner), na região do duodeno, e no restante deste estão presentes glândulas intestinais. São encontrados aglomerados de nódulos linfáticos que são responsáveis pela defesa intestinal denominados de Placa de Peyer, além desta estrutura no mesentério há também um aglomerado de nódulos linfáticos, que têm por função a proteção das contaminações da luz intestinal.
O intestino produz suco pancreático que serve principalmente para a digestão de carboidratos; e ácidos biliares usados na digestão de lipídios.
DUODENO
Fixado a parede dorsal do abdômen através do mesoduodeno, tem inicio no piloro e fim na prega duodenocólica (prega de tecido conjuntivo que liga a parte do cólon descente ao duodeno). É curto em ruminantes e eqüinos, neste ultimo sendo muito forte e apresenta-se longo em cães e gatos abraça a cabeça do pâncreas. Inicia na porção cranial do piloro localizada no terço superior e a direita da cavidade abdominal, onde se apresenta a flexura duodenal cranial (dobra do tubo cranialmente, de onde o tubo corre caudal. E depois se continua como porção descendente do duodeno, onde estão presentes o ducto colédoco (ducto excretor do fígado), ducto pancreático (que leva o sulco gástrico ate o intestino). Em algumas espécies eles se desembocam em um mesmo ducto junto com outros ductos vindos do fígado, neste caso se tratando de um ducto biliar comum (ducto biliar é o ducto usado para excreção de acido pancreático no interior do intestino). Esta porção do ID vai até as proximidades da cavidade da pelve, de onde se dobra em sentido cranial formando a flexura duodenal caudal.
É na porção final do duodeno que é encontrado a porção ascendente, logo após a flexura duodenal, que se dirige cranialmente, terminando na transição com o jejuno na flexura duodenojejunal.

JEJUNO
Inicia no mesentério é um tubo formado de diversas pregas suspensas, fixas na porção dorsal pelo mesojejuno, e ainda há a presença das Placas de Peyer. No cão e no gato as pregas ficam fixas na porção profunda do omento, entre o fígado e o estômago cranialmente e caudalmente à bexiga. Nos ruminantes é voltado para a direita, no eqüino localizado no flanco esquerdo, onde o mesoduodeno e mesojejuno permitem ampla movimentação principalmente do jejuno (o que vem a causar facilmente cólicas devidas possíveis torções causadas pela flexibilidade do órgão). Na região do mesojejuno pode ser encontrada uma estrutura denominada forame epiplóico.















ÍLEO
É relativamente curto e com camada muscular desenvolvida, facilitando a movimentação do conteúdo intestinal em direção ao intestino grosso. Um plexo nervoso presente na camada submucosa é responsável por controlar a passagem da ingesta do ID para o IG através da válvula ileocecal. O transporte de conteúdo intestinal em direção aboral é raramente retrogrado (não tem retorno). Nesta parte do ID também são encontradas diversas placas de Peyer, e algumas ainda presentes na transição do ílio para o IG. A Prega iliocecal é a transição do ílio para o ceco (primeira parte do IG), preso ao corpo do ceco e do ílio ao mesmo tempo pelo mesentério (mesoileo).

×          O bovino possui aproximadamente 60 cm de piloro, e ovinos de 25 á 40 cm. Os bovinos possuem ducto pancreático à 30 cm caudal ao íleo, e nos ovinos e caprinos este se une ao ducto biliar.
×          No eqüino o intestino delgado possui aproximadamente 22m de comprimento, de 7,5 à 10 cm de diâmetro, e capacidade de 40 a 50 litros. Possui um ducto pancreático acessório, uma estrutura denominada Ampola hepatopancreática. Neste animal o íleo termina na papila ileal, (evidente ou não) com função de limitar ou não a passagem de conteúdo (também conhecida como válvula ileocecal).
×          Suíno possui cerca de 15 a 20 m de ID, ducto colédoco à 2,5 e 5 cm do piloro, e ducto pancreático à 10 e 12cm do ducto colédoco.
×          Cão e gato aproximadamente 4 m de ID, possuindo ducto colédoco e pancreático menor à 5 e 8 cm do piloro, e de 2,5 a 5 cm caudalmente a estes esta o ducto pancreático maior. Também possui válvula ileocecal.

INTESTINO GROSSO
Serve como câmera fermentativa formada pelos seguintes segmentos:
CECO
Ocupa todo o flanco direito, é um saco de fundo cego, que é ligado ao tubo digestório, liga o ID ao IG, sendo limitado pela desembocadura do íleo. Muito curto no gato possuindo uma forma de vírgula, curto no cão e em forma de saca rolhas.
No eqüino o ceco é a primeira câmera fermentativa com capacidade de 30 litros, no qual estão presentes a microbiota que faz a quebra da celulose. O ceco possui uma base (sendo a porção dorsal, área de conexão com o ílio e cólon); corpo; e ápice (parte mais ventral do saco cego, próximo a cartilagem xifóide). Na superfície externa o ceco possui 4 cintas longitudinais formadas pelas fibras musculares longitudinais que são denominadas de Tênias, estão presentes também algumas saculações, as Haustras.
No suíno o ceco se localiza a esquerda do plano mediano, e não há tênias e nem saculações.
Nos ruminantes é pequeno e a direita do plano mediano, também apresenta a ausência de tênias ou saculações.
Na porção dorsal do flanco direito entre o íleo ceco e cólon em todos os animais encontra-se a válvula íleocecocólica.

CÓLON
É a porção mais longa do IG, especialmente no eqüino. Servindo principalmente para absorção de água, é divido em:
×          Cólon ascendente: porção inicial elevado a esquerda;
×          Cólon transverso: porção que se porta transversal a parede abdominal;
×          Cólon descendente: parte final e caudal com formato de ``U´´ no ser humano;
As espécies apresentam variações quanto ao cólon ascendente:
O eqüino possui  Cólon ascendente divido em:
×          Cólon ventral direito – 4 tênias e saculações;
×          Flexura external – vira a esquerda, ausência de saculações;
×          Cólon ventral esquerdo – 4 tênias e saculações;
×          Flexura pélvica – se direciona para cima, 1 tênia;
×          Cólon dorsal esquerdo – 1 tênia;
×          Flexura diafragmática – vira para a direita, 3 tênias ausência de saculações;
×          Cólon dorsal direito – 3 tênias nenhuma saculação;
Os cólons esquerdos são soltos, ligados um ao outro pelo mesentério (ponto crítico em cólicas eqüinas, que com o acúmulo de gás no cólon ventral esquerdo pode causar uma torção de cólon, prejudicando ainda mais a cólica).




*Cólon transverso é curto e preso cranialmente á raiz do mesentério, correndo do lado direito para o esquerdo, e ausência de tênia;
*        Cólon descendente fica próximo ao mesentério, possuindo 2 tênias e região mesentérica (onde há a adesão ao mesentério) e região antimesentérica (fica do lado oposto a primeira). 2 fileiras de saculações (sendo estes responsáveis pelo formato da sibala do coco do eqüino), possui de 2 à 4 m.
O suíno possui o cólon ascendente em formato de espiral, contendo alças centrípteras (2 tênias, 2 fileiras de saculações), e centrífugas (ausência de tênia e saculação).














O ruminante possui a alça do cólon ascendente em ``S´´ craniocaudal em dupla espiral em um só eixo (disco). Estas alças possuem giros centrípetos e centrífugos. A alça distal forma a curva sigmóide, que é a parte mais dorsal e próxima do reto.












RETO E ÂNUS
Continuação do cólon descendente na cavidade pélvica fixa pelo mesentério cercado por tecido conjuntivo e adiposo. A ampola retal se dilata para a passagem das fezes, o canal anal (ânus) esfíncter que internamente é constituído por fibras musculares lisas, e externamente são fibras musculares estriadas que compõe o ânus.