quinta-feira, 3 de outubro de 2013

COAGULAÇÃO INTRAVASCULAR E ANEMIAS

Coagulação intravascular Disseminada, (CID), sabe-se que dentro da corrente circulatória, fisiologicamente o sangue não deve coagular, este deve estar sempre na forma de fluido, algumas toxinas bacterianas, trauma extenso, queimaduras, processos infecciosos disseminados por algumas cepas específicas de bactérias, causam a ativação da cascata de coagulação (ainda não se sabe como). Quando ativa a cascata, o sangue começa a coagular em vários pontos, não necessariamente,  esses coágulos que ficam soltos (andando pra lá e para cá) as vezes formam coágulos na parede dos vasos que ficam aderidos.
Essa coagulação por sua vez consume os fatores de coagulação, e quando o corpo tem contato com o ambiente externo, como por exemplo o ato de comer, pastar, ou qualquer tipo de atividade, o animal pode começam a perder sangue, por pequenas lesões que o animal sofre, na mucosa oral, intestinal, na bexiga, uma topada na cerca forma um hematoma grande, e como os fatores de coagulação foram "gastos" o organismo não consegue restabelecer a hemostasia quando preciso.
A CID acontece com outras doenças, como por exemplo, pelo clostridium (clostridiose) que algumas cepas, causam a ativação da cascata de coagulação.
Com relação ao tempo de instalação das anemias e a CID, observa-se casos em que venha acontecer de maneira aguda ou crônica, então pode ter perda, como pode ter consumo, ou seja; hemorragias e perda celular (eritrócitos) por perdas de fatores de coagulação causado pela CID, ou até mesmo a destruição de células, ja que coágulos sanguíneos, são formados basicamente por fatores de coagulação e eritrócitos, mas, lembrando que anemias, apresentam muitos outros fatores. 
Etiologia, elas podem ocorrer por:
  • Perdas, podendo ser agudas ou crônicas, (com relação aos fatores etiológicos)
  • Destruição, ela pode ocorrer na via intravascular ou extravascular,
Sendo INTRAVASCULAR por toxinas hemolíticas vindo de bactérias, no caso da leptospira, clostridioses, estafilococos, existem uma infinidade de bactérias capazes de provocar hemólises. Acomete bovino, cão, equinos etc. Existem vários tipos de clostridios, principalmente o clostridium perfringens, causador da gangrena gasosa e do carbúnculo que são causadores de hemólises, já o clostridium tetânico e o clostridium botulínico tem outros tipo de ação, tanto que no clostridium botulínico não tem a contaminação do animal com a bactéria, no perfringes normalmente tem uma lesão e um esporo circulante, que por uma lesão intestinal é absorvido e tem-se uma condição favorável de anaerobiose ou microaerobiose. Esses fatos podem ocorrer quando o animal está confinado e brigam (chifradas), aquele clostridium que esta na corrente circulatória, cai numa área que sofreu hematoma, ou seja perfusão de oxigênio é baixa, torna-se uma bactéria ativa e produz toxinas. A palpação local do hematoma, é de aspecto gangrenoso, se fizer uma incisão sobre a esta área é possível verificar a saída de gás de um cheiro ruim, local onde tem bactéria. 
Esse tipo de situação é mais comum em bovinos, pequenos ruminantes, e equinos devido os hábito de pastejo e proximidade da cavidade oral, com o solo.
* Drogas de maneira geral pode induzir a quadros hemolíticos, hemólise (quebra das células do sangue)
*Fenotiazinicos, (anestésicos)
*Acetoaminofeno ( paracetamol, é indutor de hemólise)
* Cebola, é indutor de hemólise em carnívoros, pode se causar intoxicação por cebola e por alho.
*Semente de mamona
* Cobre (ocorre intoxicação por cobre, através do sal mineral dado a pequenos ruminantes, (sal de bovinos oferecido para pequenos ruminantes, devido o teor de cobre ser maior em sal de ruminante.) normalmente o animal fica com aspecto alaranjado principalmente o fígado.
* Acidentes com cobras- pois produzem toxinas hemolíticas muito potentes.
No caso das hemólises extravasculares, são aquelas que não ocorrem no interior dos vasos, elas vão ocorrer no caso do baço especificamente ou órgãos linfoides, como ocorre o quadro de hemólise que não vai ser dentro do baço? acontece por causa do sistema monocítico fagocitário, então quando a hemólise ocorrer no sistema monocítico fagocitário (baço, fígado, e órgãos linfoides) nos chamamos de hemólise extravascular. Percebam que hemácias parasitadas ou hemácias com defeitos, são prontamente removidas da corrente circulatória, e vão para os órgãos de fagocitose, que ira para seu destino que vai ser hemólise e reaproveitamento dos componentes, a hemólise extravascular tem obrigatoriamente a participação das células de defesa. Intravascular ocorre dentro do vaso, aplicou o medicamento começa ocorrer hemólise, infectou-se por bactéria vai ocorrer hemólise por que as toxinas estão circulantes nos vasos. Somente em reações transfusionais e que são de pronta ocorrência, faz a transfusão começa ocorrer hemólise. Se caso um animal que acabou de fazer transfusão e em 24hr chegar  amarelo, foi uma reação transfusional. Pode se ter simplesmente a reação transfusional com hemólise imediata, ou pode ter outros quadros como; recebeu a transfusão, começou ter dificuldade respiratória, edema de glote, devido a reação transfusional. A hemoglobina fora da hemácia ela é toxica, e pode levar a morte.
As perdas podem ser agudas ou crônicas.
As destruições podem ser agudas ou crônicas.
Em relação ao quadro de hemólise intravascular, em exceção feita as desordens imunomediadas, vão ter tendência de serem quadros mais agudas, as hemólises extravasculares tem tendência a serem quadros crônicos, os quadros de eritropoiese reduzida, a maioria deles estão relacionados entre processos crônicos, quase todos os quadros que recorrer a perda de hemácias, estão associados a quadros crônicos.







ANEMIAS EM MEDICINA VETERINÁRIA

É um quadro onde o volume de sangue ou hematócrito é encontrado em menor volume que a média de determinada população, isso é um conceito que acaba se enquadrando naturalmente numa definição de anemia, mais que por si só não é completo. 
Os quadros anêmicos não necessariamente ocorre quando tivermos uma redução do hematocrito, pois a redução do hematocrito pode se dar por vários fatores. Exemplo: vamos pegar  um padrão para conseguir estabelecer uma média, em um volume relativo de sangue onde nesta fração 44% é de volume celular, seria considerado normal. Se houver uma redução significativa deste processo, ou desta produção celular teremos um hematócrito mais baixo, consequentemente um menor volume celular (menor número de células sanguíneas) e é neste quadro que podemos considerar, se o volume for muito maior do que encontramos na média, como um quadro de POLICETEMIA, (que tem o significado de muitas células no sangue).
Cada um desses processos seria um fluído de maneira diferente nas propriedades do sangue. Por que sabemos que o sangue, quando ele tem uma constituição estabelecida, um e um parâmetro diferencial de células brancas, células vermelhas, plasma e proteínas, onde se houver uma modificação em qualquer um desses componentes, nesse caso estamos tratando de células, vamos ter uma alteração nas propriedades hidrodinâmicas do sangue tornando-se menos "viscoso", ou seja mais próximo das propriedades de viscoelasticidade da água, ou ele vai se tornar hiperviscoso, quanto mais viscosa uma solução maior esforço que uma bomba (coração) tem que fazer para que esse sangue ou esse líquido flua.
Consequentemente quando apresentar uma policetemia o coração vai esforçar muito mais, porque esse sangue fica mais grosso e mais aderente a parede do endotelio vascular. 
Nos quadros anêmicos a tendência é ter a inversão deste processo, a velocidade do sangue se torna maior, o esforço cardíaco num primeiro momento se torna menor, entretanto, o primeiro vaso que o coração emite são as coronárias, então consequentemente o suprimento de oxigênio do coração vai estar diminuído pelo menor número de células levando oxigênio. Desta maneira o coração pode não se esforçar tanto para ejetar o sangue, porém vai ter que compensar esse déficit de oxigênio aumentando a frequencias cardíaca, por onta do menor teor de oxigênio levado pelos eritrócitos, por serem em menor número ou outro fator como por exemplo um tamanho celular menor, quantidade de hemoglobina, má formacção eritrocitária etc. 
Anemia pode ser definida de maneira geral como uma diminuição da massa eritróide,  ou seja uma diminuição na proporção de eritrócitos, quer seja no tamanho, número, ou ainda na capacidade de transporte. Então posso ter de qualquer maneira, células reduzidas no seu tamanho por que ocorreu algum problema na medula e esta liberando células imaturas, posso ter a redução no número celular total, ou ainda posso ter uma célula de tamanho  normal em número normal, mais tenho baixa concentração de hemoglobina no seu citoplasma, a partir daí todos esses fatores de maneira geral vão levar em qualquer situação a diminuição do transporte de oxigênio, são esses fatores que temos que ter atenção, todo quadro anêmico invariavelmente faz com que o sangue perca a capacidade de carrear oxigênio. Se essa capacidade de transporte diminui, pensa-se clinicamente que o organismo tem de compensar de alguma maneira. Se diminui a capacidade do sangue transportado, como ele vai compensar isso? 
O sangue vai ter que circular mais vezes ( aumenta o ritmo cardíaco como dito anteriormente) para tentar levar a mesma quantidade de oxigênio nos tecidos que estão sendo solicitados oxigênios.   E tem de novo aquele príncipio de quimioreceptores no seio carotídeo e tabmém nos rins que vão determinar o volume de oxigênio necessário para o organismo. Como o sangue fica menos viscoso e chega mais rápido, a tendência de quando ele chegue, na parede dos átrios e ventrículos, aqueles determinados músculos são responsáveis por desacelerar o fluxo sanguíneo, justamente para que quando o sangue bata com força nesta parede não ocorra lesões nesta.
Mas neste caso o sangue não vai conseguir desacelerar, então chega no interior da câmara cardíaca e fica migrando la dentro, esse gasto no interior das camaras vai invariavelmente ocorrer os quadros mais exacerbados de anemia, que vai se identificado como sopro, quando é auscutado este coração, faz um barulho característico do sopro, pois quando o sangue chega na câmara, ele fica rodando no interior das paredes, este sopro é chamado de sopro anêmico que são considerado os quadros mais exagerados da anemia, raramente no caso da medicina veterinária vão ter um quadro anêmico que seja de etiologia primária, na maior parte das vezes tem indicativos que as anemias estão associadas as patologias de base, ou seja uma doença que leve ao mecanismo de deficiência de produção celular, quer seja no tamanho, número ou concentração de hemoglobina no interior dessas células. 
Inicialmente os quadros de anemia passam a ser identificados através de uma suspeita, no qual analisamos os sinais clínicos e histórico do paciente. Então o que vai ser identificado nos animais portadores de anemias? 
São animais que normalmente podemos identificar o sopro, o sopro são doenças ou sinais clínicos indicativos de doenças em animais muito jovens, pouco tempo de nascimento, por patologia de má formação do coração ou sopro em animais muito velhos. 
Em um animal jovem adulto a primeira coisa que deve vir a cabeça é um quadro anêmico, nem que seja para  se descarta esse hipótese posteriormente. Além do sopro, a mucosa também deve ser avaliada de maneira cuidadosa, como as mucosas tem uma quantidade de leitos capilares preenchidos por sangue, a tendência em animais que tenha anemia é identificar uma mucosa com uma coloração esbranquiçada, sendo então avaliadas a mucosa oral, gengival e do trato genital, e mucosa palpebral. O animal ainda pode apresentar taquipneia que aumento da taxa de respiração, e taquicardia aumento da frequência do coração. Esse individuo apresenta relutância em se levantar, na maior parte das vezes ele vai ter um apetite copioso, pois tem uma necessidade de alimentar mais, que pode ser chamado de picra ou pica, onde começa a comer terra, vasos, tijolo, necessidade de comer minerais. Estes sinais vai ser variáveis, a anemia não é uma doença que acontece isoladamente, ela é consequência na maioria das vezes de outras doenças comumente mente, pode ser definida como uma consequência de uma determinada doença. Temos anemias relativas e anemias absolutas. Anemias relativas, elas não estão relacionadas a perda de células ou hemoglobinas se chama relativa por que ela e uma condição transitória, na maior parte das vezes vamos encontrar expansão da massa plasmática. Um exemplo é como se hipoteticamente ao analisar um hematocrito normal, mantenho o volume ceular mas acrescenta um certo volume de água, o número de células não ira mudar, nem a de hemoglobinas, só que o o volume de plasma é expandido, o sangue esta diluído.
Isso vai ocorrer em fluidoterapia. Não ocorre quando o animal ingere água porque a água vai ser absorvida via intestinal, os vasos receptores do bulbo aórtico captam isso, atua inibindo a produção de ADH, e o individuo começa urinar mais, porque ele começa liberar mais sódio e mais potássio na urina e o sódio principalmente sai levando água. Então esses quadros são processos transitórios e não necessariamente são quadros patogênicos. Exemplo: o animal esta na mesa de cirurgia, você pede que o estagiário administre um antibiótico, quando o estagiário chega para administrar ele fecha o soro totalmente,  e quando acaba de injetar o antibiótico ele abre totalmente o soro,e quando percebe-se isso o frasco de 500ml de soro já fora infundido no animal.  neste caso o organismo não consegue compensar o excesso eliminando-o pela urina pois os rins póssui uma capaciade limitada de excretar esses excessos, desta maneira temos uma quadro anêmico temporário que tende a retornar aos valores normais em um tempo determinado. Neste caso acima citado massa plasmática aumenta,e consequentemente o volume celular diminui. 
Outros processos são o de gestante, que  possui uma capacidade de retenção de liquido causada em especial pela progesterona, que fazem com que haja uma retenção de liquido na corrente circulatória, e consequente diluição do volume plasmático, quando o animal cria, o efeito da progesterona que é sustentada pelo corpo lúteo desaparece, e volta ter ciclo estral normal e desinchar. Então, um dos processos que o serviço de inspeção federal proíbe, é o abate de fêmeas  gestantea em especial no terço final da gestação onde o nivel de retenção de liquido aumenta, causando prejuízo. 
Os neonatos até 72hr pós parto possui altas concentrações plasmática, que vai ser corrigida nas primeiras horas pos nascimento, estes quadros se resolvem por si  só... se o paciente que foi submetido a fluidoterapia no (exemplo anterior) e não morrer na mesa de cirurgia por conta de um edema pulmonar, os rins vai eliminar este fluido.
O volume de água do neonato pode chegar até 85% da sua condição corporal, vai ter baixa produção de proteína, a medida que o animal se alimenta, aumentando as proteínas ele volta ao normal. Então caso ocorra perda de sangue, ou esqueceu a mangueirinha do soro ligada (podendo levar o paciente a morte) temos nessa situação causas de anemias relativas. 
As anemias absolutas são as de processos verdadeiros, são aqueles processos que estão acompanhados a redução da perca do transporte de oxigênio, quer seja pelo número de células, diminuição do  tamanho ou numero absoluto ou diminuição na capacidade síntese de hemoglobina, as causas de anemia elas vão se dar por:
·         Redução no número de células (que vão levar o oxigênio)
·         Redução no tamanho (que não vai levar o oxigênio suficiente
·       Ou pigmento


Ao longo dos seus 5 anos, o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom já ajudou mais de 40 mil cães abandonados a encontrar um lar feliz. Para comemorar essa data especial, contamos com a sua ajuda para doar 20 toneladas de PEDIGREE®. 

A cada visualização do vídeo será doada uma refeição a cães que ainda estão à espera de um lar. Ajude-nos a ajudá-los!




Em relação as causas, é importante lembrar que um quadro anêmico sempre esta associados aos 3 fatores descritos, pode ter claramente redução em no número, no tamanho e no pigmento eritrocitário. Mas geralmente vai ser só um destes fatores. As causas é quem determinam qual vai ser a alteração morfológica.   
Com relação ao tempo de instalação do quadro anêmico, podemos ter na classificação de anemias, elas podem ser agudas ou crônicas, o que seria considerar uma perda aguda de sangue?  
Vamos considerar quadros que estejam ocorrendo a menos de 72hrs. Enquanto que nos quadros crônicos, são aqueles que ocorreram há dias, semanas ou ate mesmo meses, em alguns casos até anos. 
Exemplo (caso clinico) – uma situação em que o proprietário chega a clinica levando o seu cachorro que é diagnosticado de tumor na mama, mas como não está muito evoluído, o proprietário diz voltar em outro momento (1 ano depois) ele volta ao consultório, e diz que os tumores estão um pouco aumentado mas o cachorro parece não sentir dor, pede que se faça um orçamento e que ele voltara depois, no ano seguinte ele retorna, a cachorra entra na sala clinica, se arrastando os tumores estão enormes, esta cachorra apresenta anemia, taquipineia, não consegue se alimentar direito, w no exame e constatado que o animal teve uma anemia, só que ele não teve só uma anemia, o tumor ja esta muito grande já tem metástase em vários lugares do corpo, e o sangue que era pra alimentar o cérebro, pulmão e fígado, esta alimentando os tumores. Este e um exemplo de uma anemia crônica. 
Já no caso agudo, por exemplo (caso clinico) se eu tenho no caso um trauma, o cavalo foi pular a cerca e enroscou a perna no arame, e cortou a artéria tibial, durante duas horas ele sagrou porém, continuou com a pressão cardíaca normal, cada passo que ele dava o sangue era ejetado para fora, quando se chega perto do animal ele esta deitado, exausto vai avaliar-se as mucosas e elas estão brancas.
Quadros de cirurgias extensas, vai remover tumores de mama, cirurgias que incide um grande volume de massa corporal, outro exemplo uma esplenectomia (retirada de baço) que e um reservatório de sangue, cirurgias que tem muita perda de sangue, ulceras ativas.
Exemplo (caso clinico) o proprietário deu pro cachorro dele (raça York, aproximadamente 1,5 kg) dois comprimidos de AAS infantil, que tem aproximadamente 200mg de acido acetilsalicílico, sabemos que quando vai dar acido acetilsalicílico pra cães (que e contra indicado para cães) no dia seguinte o cão vomita bola de sangue, por que desenvolveu uma úlcera em pouco espaço de tempo, lesionou a artéria gástrica esquerda, quando se faz um hemograma deste animal ele apresenta um quando anêmico (bem sério). Defeitos de hemostasias, esses defeitos de hemostasias tem problemas sérios, coagulação intravasculares disseminadas, devido infecções bacterianas. 
Vamos ver intoxicações por veneno de rato dos mais antigos, exemplo (caso clinico) cão envenenado por terceiros, no dia seguinte o animal esta defecando sangue, ele apresenta petéquias e o sangue sai por vários lugares. Vidro moído (popular cerol) as lesões gástricas irá correr ao longo de todo o intestino e ele tem uma perca sanguínea. 
Então as perdas crônicas são causadas também por parasitismo principalmente endoparasita. Ectoparasitas no caso de grandes infestações, e ulceras novamente, só que são ulceras não ativa, quadros de hematúria, o animal perde sangue pela urina por vários processos, infecções crônicas, cálculos renais, cálculos vesicais, tumores na bexiga, no caso de tumores na bexiga as percas sanguíneas chega a ser exagerada, o animal urina coágulos de sangue, nos quadros onde ocorre cálculos vesicais exagerados, tem se infecções crônicas comumente,  no caso de bovinos, que tem algumas plantas que tendem a induzir carcinoma de bexiga, neoplasias e desordens da coagulação de qualquer natureza, ai nesses quadros (de desordens coagulatórias)  são relativamente simples de tratar, porque a utilização de ativadores de coagulação são processos importantes. 
Ao longo dos seus 5 anos, o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom já ajudou mais de 40 mil cães abandonados a encontrar um lar feliz. Para comemorar essa data especial, contamos com a sua ajuda para doar 20 toneladas de PEDIGREE®. 

A cada visualização do vídeo será doada uma refeição a cães que ainda estão à espera de um lar. Ajude-nos a ajudá-los!

Acompanhe nossa fanpage:https://www.facebook.com/PedigreeAdotar

PATOLOGIA CLINICA - DISCUSSÃO DE EXAMES

01) Você está em sua clínica veterinária e recebe para  avaliação um cão da raça cocker, com 01 ano de idade, pesando  9  kg.  O  proprietário  relata  que  o  animal  inicialmente apresentou  uma  ferida  cutânea  de  10  cm  causada por uma chapa de metal que se desprendeu da porta da garagem por onde o animal passava. Relata  também  que  como  não  houve  grande  sangramento  e  decidiu  por  conta  própria  tratar  o  paciente  com gentamicina, pois possuía um frasco deste antibiótico em casa. O proprietário aplicava 03 vezes ao dia uma  dose  de  3  ml  pela  via  intramuscular  do  produto  Pangran  10%.  Relatou  que  lhe  administrou  ainda  um  antinflamatório  de  uso  humano  (não  se  recorda  o nome).    48  horas  o  animal  vomita,  esta  ficando  progressivamente   mais   fraco   e   entrou   em   colapso   na   manhã   de   hoje.   Ao   exame   físico   demonstra incapacidade  de  se  manter  em  estação,  falta  de  resposta  a  estímulos  externos,  depressão  de  reflexos  espinhais, frequência respiratória normal e desidratação de moderada a grave. Você interna o paciente e colhe amostras de sangue, soro e urina (cistocentese) que apresenta os resultados  conforme abaixo: 

Baseado  no  exposto  acima,  correlacione  as  alterações  descritas  com  os  exames  que  você  solicitou,  bem  como sugira possível(is) causa(s) ou diagnóstico(s) 
R:  A  partir  das  informações  fornecidas  sobre  a  utilização  de  antibióticos  e  antiinflamatórios  para  tratar  da  ferida  cutânea  é  possível  ter  noção  de  uma  serie  de efeitos  apresentado  no  animal.  A  gentamicina  é  um  aminoglicosídeo  com  efeitos nefrotóxicos  e ototóxicos, se administrado em doses excessivas. Neste caso o dono administrou  o  fármaco  em  doses  5  vezes  superior  ao  recomendado.  Em  cães  o fabricante  indica  a  administração  de  0,5mg  a  cada  12  horas  no  primeiro  dia  de tratamento, e posteriormente a cada 24 horas  0,2mg. Esse fato torna-se importante ao observar que a gentamicina em doses elevadas pode causar náuseas e desordens gastrintestinais  e  pode  estar  associada  ao  quadro  atual  do  animal  que  apresenta vômitos  e ainda a gentamicina causa um bloqueio neuromuscular que pode explicar a  ausência  de  estímulos  externos.  Associado  a  gentamicina  pode-se  supor  que,  o anti-inflamatório  administrado  seja  contraindicado  em  cães,  o  dono  não  soube informar o nome do anti-inflamatório, porém, os AINES mais comuns presente nas casas pode ser o diclofenaco de potássio,  conhecido como cataflan, este fármaco em apenas  uma  dose  pode  provocar  uma  úlcera  profusa  em  cães  por  conta  do  sal diluidor  ser  altamente  reativo  para  essa  espécie.  Ao  analisar  a  hematologia  e  a bioquímica  sérica,  observa-se  uma  neutrofilia,  com  desvio  a  esquerda,  e  uma mobilização dos compartimentos marginais de defesa. Observa-se um aumento nos níveis séricos de fibrinogênio e uma linfopenia, eosinopenia. Essas situações podemevidenciar uma reação aguda de infecção, em que o organismo encontra-se em fase de  luta.  Os  níveis  aumentados  de  creatinina  na  abdominocentese  pode  ser decorrência da ulcera. A explicação para os baixos níveis de proteínas plásticas pode estar associada ao quadro inflamatório, que permite uma permeabilidade maior desteelemento  plasmático  para  o  meio  intersticial,  ou  ainda  por  conta  da  ulcera  e  uma possível hemorragia. O vômito associado a possível hemorragia pode ter levado o cão a um colapso por uma hipovolemia.
02) Você  é  chamado  para  atender  uma  vaca  holandesa  com  cinco  anos  de  idade,  não  gestante.  O  caseiro  responsável não consegue lhe passar muitas informações sobre o estado de saúde do animal, mas constatou que a paciente elimina urina avermelhada com grumos avermelhados, apresenta-se inapetente com perda  de peso discreta.  Você colhe sangue, soro e amostra de urina e encaminha para o laboratório que em menos de 24 horas lhe  encaminha os resultados conforme abaixo. 

R: 02.  No  hemograma  é  possível  observar  a  fase  de  luta,  onde  observa-se  uma neutrofilia  e  uma  linfopenia,  foi  possível  ainda  observar  que  os  níveis  de fibrinogênio  estão  aumentados  indicando  assim,  um  processo  inflamatório  agudo. Na bioquímica sérica somente os níveis de creatinina estão alterados o que indica que não há  uma lesão renal, na urinálise é  possível observar a presença da bactéria 
gram positiva  Corynebacterium renale, a bactéria  pode ter provocado  uma infecção no  trato  urinário  inferior  conhecida  como  cistite.  A  virulência  dessa  bactéria  esta atribuída a toxina hemolítica que possui atividade de fosfolipase para  fosfolipídios da parede celular. O processo inflamatório faz com que aumente a permeabilidade dos capilares, havendo então um infiltrado de células de defesa, consequentemente também,  devido  ao  aumento  da  permeabilidade  capilar  pode  ocorrer  a  passagem 
hemácias, as quais seriam eliminadas via urina, outra possível explicação seria que devido a ação das bactérias na parede da vesícula, seu epitélio pode se apresentar hemorrágico.  Através  da  palpação  ou  de  técnicas  radiográficas  seria  possível observar que a parede da bexiga esta espessada.
03) O proprietário  de  uma  cadela  da  raça  dogue  alemão  com  04  meses  de  idade  lhe  procura  apresentando queixas  do  animal  que  se  encontra  com  urina  avermelhada  e  apresenta  grande  esforço  para  urinar  com  estrangúria. Diante do exposto, você colhe exames que se apresentam como segue abaixo: 

Baseado  no  exposto  acima,  correlacione  as  alterações  descritas  com  os  exames  que  você  solicitou,  bem   como sugira possível(is) causa(s) ou diagnóstico(s) 
R:Na  hematologia  foi  observada  apenas  um  mobilização  do  compartimento marginal dos neutrófilos. Os níveis de ALP podem  estar aumentado devido a idade do  animal,  onde  a  atividade  desta  enzima  encontra-se  no  auge  devido  a  formação dos  ossos.  A  possível  que  a  causa  da  proteinúria  seja  pós-renal,  por  conta  da infecção  do  trato  urinário  inferior.  O  esforço  para  urinar,  estrangúria  e  urina  com coloração  avermelhada  relatada  pelo  proprietário  indica  infecção  do  trato  urinário inferior.  Na  urinálise  observou-se  que  o  pH  estava  elevando  caracterizando  uma urina  alcalina,  a  presença  das  bactérias  produtoras  de  uréase  pode  ter  contribuído para  alcalinização  da  urina,  ocorreu  ainda  um  aumento  dos  eritrócitos,  através  da cultura  observou-se  um  crescimento  das  mesmas.  Os  sintomas  apresentados juntamente com os exames, sugerem um caso de cálculo seguido de uma infecção 
bacteriana, os quais poderiam ser evidenciados através de exames radiográficos, por exemplo, uma cistografia.

04) O proprietário de um felino, macho, castrado de 8 anos de idade, com sobrepeso evidente, leva a sua clínica  o animal e refere que animal começou a apresentar comportamento anormal. Passou a ir à caixa de areia  com  muita  freqüência,  ficava  em  posição  de  micção  por  longos  períodos  e  forçando  micção  da  qual  resultavam  poucas  gotas  de  urina  acentuadamente  vermelha,  além  de  lamber  incessantemente  a  região perineal  e  vocalizar  muito.  Para  minimizar  a  vocalização  do  felino  lhe  foi  dado  comida  enlatada  e  outros  agrados que foram recusados.  Você  colhe  material  para  hematologia,  bioquímica  sérica  e  urinálise  por  cistocentese  abdominal  e  envia  como amostra urgente, procedimento após o qual o animal apresenta-se aparentemente mais confortável e  aliviado. Os resultados  seguem abaixo: 


Baseado  no  exposto  acima,  correlacione  as  alterações  descritas  com  os  exames  que você  solicitou,  bem  como sugira possível(is) causa(s) ou diagnóstico(s) 
R: Através dos exames hematológicos e bioquímicos,  há  indícios de uma infecção do trato  urinário  inferior  o  que  pode  ser  evidenciado  pelos  sintomas  apresentados  pelo paciente. Uma  possível obstrução do canal uretral  por um cálculo  poderá  provocar um acumulo  excessivo  de  metabólitos,  e  líquidos.  Esses  metabolitos  como  a  ureia,  é altamente  nefrotóxica  leva  a  uma  lesão  renal  comprometendo  assim  os  néfrons.  A monocitose  pode  ser  decorrente  de  doença  crônica,  pressupõe  que  o  acúmulo  de 
compostos nitrogenados esteja lesionando as membranas celulares o que pode justificar a presença dos neutrófilos tóxicos e devido a fagocitose. A bioquímica sérica demonstra níveis elevados de ureia, creatinina, fósforo, potássio e baixa na proporção de sódio e potássio  esse  mecanismo  pode  estar  afetado  em  perda  da  funcionalidade  dos  túbulos contorcidos proximais. Um elevado estresse no momento da coleta ou de dor pode levar a uma hiperglicemia momentânea nos felinos  o que explicaria  a elevação dos níveis de glicose  sérica.  Por  conta  do  processo  inflamatório  ocorre  um  infiltrado  de  células  de defesa e células sanguíneas através do aumento da permeabilidade capilar que pode ser obervado na urinálise.
05) Em um calmo plantão de final de tarde chega a sua clínica uma família, trazendo no carro uma cadela SRD   (mestiça de poodle). Todos estão desesperados, as crianças chorando o pai reclamando e a mãe nervosa fala  sem  parar  alguma  coisa  sobre  a  cadela  ter  comido  um  pacote  de  biscoitos  recheados  que  as  crianças  largaram  pela  sala.  Você  nota  que  o  animal  está  demasiadamente  magro,  pele  túrgida  e  com  marcante   desidratação.  Ao  examiná-la  superficialmente  você  percebe  taquicardia  e  taquipnéia,  odor  de  frutas  na  respiração. Ao testar reflexos e resposta a luz você percebe catarata madura. Você coloca em fluído cloreto  de  sódio  0,85%  em  gotejamento  rápido  e  colhe  amostra  de  sangue  capilar  e  coloca  no  leitor  que  não  consegue registrar uma leitura válida. Após animal estabilizar respiração e todo suporte possível, você colhe amostra de sangue para confirmar sua suspeita de Diabetes mellitus. O resultado é o que segue abaixo. 


Frente ao exposto, pergunta-se:  
a. Porque o animal apresenta os resultados acima para a hematologia? 
O  animal  apresenta  o  CHCM  aumentado,  este  fato  não  confirma  uma  hemólise  intra vascular por conta que os níveis de bilirrubinas totais conjugadas e não conjugadas não se  apresenta  alteradas. O aumento da hemoglobina pode ser explicado devido  a cadela ser mestiça a poodle, que é uma raça que possui diferenças morfológicas das hemácias. Os neutrófilos aumentados devido ao estresse que esse animal sofreu antes da coleta. Já o  aumento  dos  eritrócitos  nucleados  não  há  explicação  plausível  diante  dos  dados oferecidos. Sugere falha na coleta.
b. Você confirmaria com estes exames a sua suspeita de Diabetes mellitus? 
não necessariamente, pois não se tem in formações sobre o animal antes da coleta, como por exemplo, se o mesmo estava em jejum prévio.
c. Se urinálise tivesse sido colhida nesta oportunidade, quais variáveis estariam alteradas? Por quê? 
R: Os níveis de glicose estariam aumentados porque a quantidade de  glicose  sobrepôs  a  quantidade  de  sódio  para  transporte  de  glicose  nos  túbulos proximais fazendo com que essa seja eliminada  via urina, seria possível  observar corpos cetonicos na urina, pois devido a falha na utilização da glicose como fonte de energia as células utilizam os tecidos de reserva lipídicas. Se esse catabolismo for excessivo leva ao acúmulo de corpos cetônicos o que explica o odor de frutas na respiração.
d. O quadro acima pode ser caracterizado como um quadro de pancreatite inflamatória? 
Não, pois os níveis de fibrinogênio  e as células de defesa estariam aumentados nos casos de uma inflamação e nesse caso não apresenta alteração. Seria eficiente o uso de uma biopsia pancreática para auxiliar no diagnostico de uma pancreatite.
06) Cão com vômito freqüente e prostração é levado ao pronto socorro da clínica onde você trabalha. Apresenta  deformidade nos ossos da face. Exames colhidos apresentam-se abaixo: 
Pergunta-se: 
a.   Qual provável diagnóstico? Por quê? 
 Provavelmente  observa-se  um  quadro  de  insuficiência  renal  crônica  com hiperparatireoidismo renal secundário ou osteodistrofia fibrosa.  Através  do hemograma observa-se uma  anemia  não regenerativa (normocitica normocromica), no leucograma os  níveis  de  monócitos  aumentados  indica  um  processo  crônico.  A  bioquímica  sérica mostra  que  os  níveis  de  creatinina  e  uréia  esta  aumentados,  o  que  indica  uma  lesão renal, e se levar em consideração os monócitos aumentos pode-se dizer ainda que é uma 
insuficiência  renal  crônica,   onde  o  organismo  tenta  compensar  através  da  micção  a perda das funções renais, eliminando resíduos que se acumulam na corrente  sanguínea. Na insuficiência renal crônica o paciente perde capacidade funcional de boa parte dos nefrons o que leva a retenção de uréia, creatinina e fósforo. A anemia não regenerativa é devido  a  falha  dos  rins  em  secretar  eritropoetina,  já  a  deformidade  da  face  pode  ser explicada devido a não secreção do calcitriol, o que leva  ao hiperparatireoidismo renal secundário ou osteodistrofia.
b.   Qual o possível prognóstico? 
No caso de azotemia associado à  hiperfosfatemia o prognóstico não é  bom, mesmo com tratamento, onde o paciente pode viver de semanas ou a mais ou menos um ano.
c.   Qual a correlação das deformidades ósseas faciais com o quadro clínico e qual a patofisiologia da lesão em  questão?
Como os rins estão comprometidos, ocorreu a retenção de fósforo, o paciente ainda apresentou  hipocalcemia  e  diminuição  da  quantidade  de  vitamina  D  pelo  fato  da  não produção de calcitriol. Os altos níveis de fosfato podem inibir a formação de calcitriol o que  faz  com  que  as  glândulas  paratireóides secretem  hormônios  excessivamente, gerando anormalidades esqueléticas como a apresentada pelo paciente, conhecida como osteodistrofia fibrosa . 

Ao longo dos seus 5 anos, o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom já ajudou mais de 40 mil cães abandonados a encontrar um lar feliz. Para comemorar essa data especial, contamos com a sua ajuda para doar 20 toneladas de PEDIGREE®. 

A cada visualização do vídeo será doada uma refeição a cães que ainda estão à espera de um lar. Ajude-nos a ajudá-los!

Acompanhe nossa fanpage:https://www.facebook.com/PedigreeAdotar