domingo, 23 de fevereiro de 2014

FORMAS FARMACÊUTICAS OU PREPARAÇÃO MEDICAMENTOSA

INTRODUÇÃO

As fórmulas farmacêuticas também chamadas de formulações farmacêuticas são elaboradas com o intuito de facilitar a administração dos medicamentos.
na prescrição de um medicamento magistral (aqueles elaborados em farmácias de manipulação) o veterinário elabora uma fórmula farmacêutica contendo a quantidade de princípio ativo desejado e capaz de responder ao tratamento desejado por ele, porém, para prescrever algo dessa natureza o mesmo precisa ter conhecimentos sobre a farmacotécnica, para obter o máximo de resultado da nova formulação ao que se deseja tratar. 

Em geral uma fórmula farmacêutica é constituída de um ou mais princípios ativos, substância pela qual se obtêm o efeito desejado e uma base medicamentosa, que é a substância principal da formulação.

Adjuvantes 
São substâncias que auxiliam na preparação da formulação farmacêutica, podem ser representados por substâncias que ajudam na conservação, substância lubrificante, desagregante, antiaderente, estabilizante etc. essas substâncias devem ser inócuas e não provocar nenhum tipo de alteração na função dos princípios ativos.

Corretivos 
São substâncias que tornam a formulação mais agradável os constituintes de formulações orais. Exemplo dos edulcorantes e flavorizantes, que corrige o sabor e o odor dos medicamentos.

Veículo ou excipiente
É o meio no qual o princípio ativo é colocado sendo os termos empregados Veículo para líquidos e excipiente para sólidos. q.s.p significa quantidade suficiente para, referindo a quantidade que deve ser acrescentada para completar o volume ou massa desejada.

FORMA FARMACÊUTICA OU PREPARAÇÃO MEDICAMENTOSA

É  a forma como se apresenta os medicamentos para serem utilizados. uma mistura de substâncias adequadas para serem administrados com segurança e eficácia. É o estado final de uma preparação medicamentosa em que após um ou mais processos mecânicos os princípios ativos possuem determinada forma.

1- GARGARISMO

Formula líquida, utilizada por aspersão na cavidade oral, sem o objetivo de deglutição, deve-se tracionar a língua para fora e aspergir o líquido no interior da cavidade oral. è o mesmo procedimento do gargarejo humano.






2- COLUTÓRIO

Fórmula farmacêutica pastosa produzida geralmente com glicerina ou mel, aspecto xaroposo utilizado exclusivamente na cavidade oral, com o auxílio de uma espátula é colocada na língua do animal, e este se encarrega de espalhá-lo na boca, porém, sem intuito de deglutição.

3- PROVENDA


O medicamento é escondido no alimento, no caso de carnívoros, em pedaços de carnes, com a intenção do animal ingerir todo o medicamento.




4- SOPA OU BARBOTAGE

Feito com vegetais ou legumes (sopa) e farináceos (barbotage) cozido e após frio é oferecido aos animais com o medicamente, o mesmo é consumido pelo animal por vontade própria, sem ser forçado.


5- BEBIDA OU BERBERAGEM

Exemplo de berberagem


A bebida é oferecida espontaneamente para o animal em grandes quantidades de líquidos, cerca de 700 a 1000 ml para grandes animais, 200 a 500 ml para animais de médio porte, e de 50 a 100 ml para animais de pequeno porte. A berberagem é administrada por sonda.


6- POÇÃO



É uma fórmula líquida, oferecida em pequenas quantidades com o auxílio de uma colher ou seringa.








7- ELETUÁRIO

Fórmula pastosa, oferecida diretamente na boca do animal geralmente forçada, essa prática atualmente caiu em desuso sendo substituídas por maneiras mais eficientes de administração.

8- BOLO OU PÍLULA

Fórmula farmacêutica com um formato esférico semiduro. Bolo tem um peso de 0,5 a 4 g, utilizado em grandes animais. a Pílula tem um peso de 0,15 a 3 g para animais de pequeno porte. o termo bolus foi retomado a partir do uso de anti-helmíntico em ruminantes, esse fármaco fica envolto por um invólucro rígido que é liberado de forma lentamente no trato gastrintestinal dos animais.

9- GRÂNULO OU GLÓBULO

Tem um formato esférico e consistência rígida com um peso de 0,05 a 0,15 gramas.






10- CÁPSULA
Forma farmacêutica em que o conteúdo sólido encontra-se envolto por uma capa protetora de amido ou gelatina compostos de duas metades que se encaixam.


11- PÉROLA OU CÁPSULA MOLE

Constituída de uma capa protetora com uma única parte estando o conteúdo selado em seu interior. destina-se a armazenar formulas líquidas.




12- DRÁGEA

Medicamento é colocado dentro de um envoltório rígido de formato variável e geralmente brilhante que pode proteger o princípio ativo do pH estomacal, do odor e do sabor desagradável.






13- COMPRIMIDO

Geralmente adiciona-se amido ao princípio ativo, sendo este prensado, e moldado em comprimidos, que pode ter formas diversas, esse tipo de forma farmacêutica possui alguns milímetros de altura.


14- PASTILHA
Forma farmacêutica sólida destinada a mastigação em grandes animais, é moldada em diversas formas ou comprimida, pode ser flavorizada e mastigável.


15- PASTA
Forma farmacêutica semissólida, que possui uma elevada concentração de pós finamente dispersos que pode ser de 20 ate 60% deste conteúdo, sendo mais espessas que as pomadas e menos gordurosas.


16- PAPEL

Forma farmacêutica utilizada para armazenar grandes quantidades de medicamentos, na qual o mesmo é embalado na forma de papel cuja dobradura é realizada cuidadosamente pelo farmacêutico e destinado a apenas uma única administração e uma dose individual. esse tipo de forma farmacêutica permite o acondicionamento de volumes relativamente grandes deste medicamento.

17- POMADA

Preparação tópica monofásica na qual pode ser dispersada substâncias sólidas ou líquidas.









18- CREME

Preparação semissólida obtida através da emulsão de água/óleo ou óleo/água que pode conter um ou mais princípios ativos dispersos em seu interior.


19- GEL


Preparação semissólida que consiste na suspensão de pequenas partículas inorgânicas ou de grandes moléculas orgânicas entremeada por um líquido. 



20- CLISTER, CLISMA OU ENEMA

Preparação farmacêutica destinada a sua inserção no reto, com função de retenção (absorção pelo reto para via sistêmica) ou evacuação (promover defecação).



21- SUPOSITÓRIO
Preparação sólida de dose única que pode conter um ou mais princípios ativos e deve fundir-se a temperatura corporal ou dispersar em meio aquoso. o formato e o tamanho do supositório deve ser adequado para o reto.

22- VELA

Semelhante ao supositório porém com um tamanho de 5 a 7 cm para ser utilizada intrauterina.

23- ÓVULO

Preparação farmacêutica sólida com formato adequado para aplicação intravaginal devendo dispersar-se em temperatura corpórea.


24- COLÍRIO

Preparação farmacêutica líquida destinada a aplicação nos olhos e pálpebras.







25- XAROPE

Preparação aquosa caracterizada por sua viscosidade que apresenta não menos que 45% de sacarose e outros açúcares, geralmente adiciona-se flavorizantes em sua preparação.



26- ELIXIR

Preparação líquida límpida e hidroalcoólica com teor de 20 a 50% de álcool em sua preparação.



27- LOÇÃO

Preparação líquida e hidroalcoólica destinada ao uso externo através da aplicação sobre a pele.



28- EXTRATO
Preparação líquida, sólida ou semissólida a partir de vegetais secos, frescos ou animais, por meio extrator líquido e hidroalcoólico adequado com sua posterior evaporação total ou parcial seguido de ajuste na concentração previamente estabelecida.

29- EMULSÃO

Preparação farmacêutica obtida através da dispersão de substâncias líquidas imiscíveis ou praticamente imiscíveis entre si.





30- SUSPENSÃO

Dispersão de substâncias sólidas insolúvel ou praticamente insolúvel em uma fase líquida.









31- TINTURA E ALCOOLATURA

Formas que utilizam a ação solvente do álcool preparada com plantas secas (tinturas) e alcoolaturas preparadas com plantas frescas.

32- INJEÇÕES
Preparações estéreis destinadas a administração parenteral apresentadas como soluções, suspensão ou emulsões podem ser acondicionadas em ampolas, cartucho ou frascos para administração em dose única.







33- POUR-ON E SPOT-ON

Aplicação pour-on
Aplicação spot-on
Preparação farmacêutica que são depositadas no dorso do animal (pour-on) e na cernelha (spot-on)















34- PRÉ-MIX

Pré-mistura, que contêm  medicamento misturado a ração, geralmente é utilizado para administração de vitaminas.








Referências:

SPINOSA, H, S; GÓRNIAK, S. L; BERNARDI, M,  Farmacologia Aplicada a Medicina Veterinária, Guanabara Koogan, São Paulo 5ª ed, 824p.