Primeira articulação:
Atlanto occipital ela é composta por ligamentos laterais que se insere no processo paracondilar do occipital até a asa do atlas.
Temos a membrana ventral e dorsal e os ligamentos laterais que se prendem longitudinalmente e cranialmente na borda da asa do atlas. essa articulação permite a flexão e extensão da cabeça.
Segunda articulação da cabeça:
Atlanto axial.
Essa articulação é presa pelo ligamento alar que tem em todos os animais domésticos. Porém em eqüinos e herbívoros esse ligamento surge do dente do áxis e se insere na borda ventral do atlas. Em carnívoros esse ligamento surge também do dente do áxis, porém sua inserção se dá na borda do côndilo occipital.
E nos suínos esse ligamento surge do dente do áxis e se insere na boda ventral do forame magno. como podemos ver na figura acima.
Articulação vertebral
Ligamento nucal: (figura seta do pescoço) Surge do côndilo do occipital e se funde no Ligamento Supra Espinhoso, que se inicia na processos espinhosos das vértebras torácicas.
Lembrando que nos gatos não existe ligamento nucal somente o
ligamento supra espinhoso.
ligamento interarquiado |
O ligamento interarquiado
faz a união das vértebras unindo a borda caudal ventral de uma vértebra a borda cranial dorsal da vértebra seguinte.
Ligamento inter-espinhoso: une os processos espinhosos das vértebras preenchendo os espaços subseqüentes de cada vértebra.
Ligamento longitudinal dorsal: faz a união do corpo das vértebras dorsalmente . Origina-se nas primeiras cervicais e insere no sacro.
Longitudinal ventral faz a união do corpo das vértebras ventralmente. Origina-se nas primeiras cervicais e insere-se no sacro.
Lembrando que essas figuras algumas são de anatomia humana mas o sentido das fibras é do mesmo jeito que nos animais, podendo ser tranquilamente associadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário