quarta-feira, 27 de junho de 2012

CEREBELO

O Cerebelo constitui cerca de 10% do cérebro total ele desempenha um papel crucial na coordenação dos movimentos iniciados por outras partes do cérebro, pode-se citar como exemplo os sistema piramidal que possui função de executar os movimentos precisos, aprendidos e e voluntários e extrapiramidal que desempenha função na postura antigravitária proximal, esses tratos emitem PA através do trato corticopontinocerebelar para o cerebelo, este então irá fazer os ajustes apropriados do movimento (intensidade, força, precisão, etc.).
http://www.cerebronosso.bio.br/picture/ratcerebellumthomasdeerinck.jpg?pictureId=1909834

O cerebelo é dividido em três porções com algumas funções específicas. vestibulocerebelo, Espinocerebelo e Cerebrocerebelo.

Vestibulocerebelo está ligado ao equilíbrio e movimentação do globo ocular. (isso se deve ao fato de o sistema vestibular ter  direta ligação com o sistema de propriocepção, reconhecimento da movimentação da cabeça, e ainda influência sobre a movimentação dos olhos através dos reflexos no ato da movimentação rotatória ou linear da cabeça)

Espinocerebelo essa porção está ligada a um sistema de regulação da intensidade dos movimentos do sistema piramidal e extrapiramidal.

Cerebrocerebelo função no planejamento da cordenação motora (direção, intensidade, etc.).

Um fato importante sobre o cerebelo é que ele possui aprendizagem motora, a habilidade é aprendida pelo cerebelo e este assume a coordenação dos padrões motores, sem precisar estar havendo um novo planejamento dos movimentos.

A patologia nesse sistema é identificada através das desordens nos movimentos, alguns exemplos podem ser observado quando o animal tem uma marcha de base ampla, dismetria nos movimentos, andar de maneira desordenada, tremor de intenção, nistagmo (movimentação dos olhos) caso a lesão tenha sido na região do vestibulocerebelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário