quarta-feira, 13 de março de 2013

CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM Boss taurus de Bos indicus




Julgamento conhecimento da definição da raça ou a sua finalidade zootécnica (padrões estabelecidos).


O estudo das diversas regiões do corpo compreende três aspectos fundamentais:
A)    A divisão e nomenclatura das diversas regiões anatômicas do animal
B)   Sua faixa e principalmente o que cada uma delas representam em quantidade e qualidade de carne dentro da carcaça.
C)    A característica de cada região em relação a sua forma típica e analise das suas eventuais deformações distinguindo-se as novas ou acidentais daquelas obtidas através da carga genética ou hereditária .

Divisão do corpo: cabeça, pescoço, tronco e membros

            Cabeça é dividia em três faces e duas extremidades
a)      Face anterior: fronte, chanfro e aparelho nasal.
b)      Faces laterais: Orelha, fonte, olhos, chifre e narinas.
c)      Face posterior: gamacha, autri jamacha e barba
d)     Extremidade superior: nuca, parótida e garganta
e)      Extremidade inferior: boca

Obs: Face anterior

Constituída principalmente pelo osso frontal onde se implantam os chifres (marrafa). Está  na largura entre os chifres, possui superfície lisa ou com saliência caracterizando algumas raças em:
Gir- marrafa larga na extremidade superior de cabeça, bem alojada para trás sobre a nuca.
Nelore – marrafa estreita, podendo apresentar uma saliência óssea na superfície chamada de Nimbure ou Ninburg, denominação de origem indiana ou ainda Poll de origem européia. Todos esses temos são traduções em português e mais acentuada nos animais mochos.

Obs: A linha longitudinal partindo de marrafa, a fronte apresenta em algumas raças uma depressão característica, estreita – Nelore (também chamada de Guzerá) + larga – Guzerá com fronte em prato.

O chanfro anatomicamente constituído pelas extremidades inferiores do osso frontal, os nasais, os lacrimais, os zigomáticos, os maxilares superiores e as apófises dos intermaxilares.

O chanfro + fronte = Perfil

Em linhas de diversos padrões oficiais das raças brancas, o chanfro é considerado sempre reto observando-se apenas algumas tendências com o Guzerá ou que alguns animais apresentem ligeira depressão no chanfro dando a impressão de focinho arrebitado.

Perfil
Retilíneo
Concavilínio, (ultra ou sub)
Convexivilinio (ultra ou sub convexo) qualquer uma dessas duas  características constitui defeito.

Faces laterais

Orelhas: Devem  estar encobertas na face externa por pêlos curtos e finos e na porção interna por pelos mais grossos e longos o tamanho é médio para grande e pendentes, com exceção do nelore, kangayan, curtas e em posição diferentes do horizontal. São encartuchadas e com as extremidades dobradas para a face.

Face posterior

Ganacha: Porção exterior do maxilar inferior. São ligeiramente convexas e quando compridas e bem afastadas, oferecem melhores condições de mastigação.

Obs: Pescoço

Pele: 
Solta e pregueada, barbela contínua ate o manúbrio. Na raça Sindi o tipo ideal de barbela estende-se até o esterno sendo apenas dobrável até o umbigo.
O pescoço deve ser médio a comprido, correspondente ao animal tipo longilíneo.

Peito:
Deve ser amplo e bem musculoso denotando ampla capacidade respiratória. A amplitude do peito está relacionada com maior afastamento das ultimas costelas.

Cernelha
Deve ser plana em nível com o dorso e larga. Compreende 5 ou 6 vértebras. É ai que se apresenta o cupim na cernelha, formada por um exagerado crescimento do músculo rombóide em forma de rim ou de castanha de café. É a única massa muscular no Zebu que se apresenta entremeada de gordura.

Dorso
Deve ser reto, largo comprido e musculosa. Os defeitos apresentados são observados na elevação e convexo, xifose, côncavo ou selado, lordose defeito de grade.
Desvios laterais, escoliose, é  marcada pelo ligamento fraco da coluna vertebral.
Lombo
Situado entre o dorso e a garupa, alcança-se 6 vértebras lombares, largo e musculoso, pode apresentar os membros defeituosos citados para o dorso. Onde se situa os músculos mais nobres, filé mignon, frauda pelo músculo psoas.
Garupa
Limitada pelo lombo e cauda, músculos, ossos das coxas. A típica deve se aproximar da fossa quadrada com ligeiro estreitamento na região entre ísquios e coxais.

*Saliente pode corresponder a garupa inclinada e escorrida lateralmente (cortante) que constitui grave defeito.

Ocorrências (em toda ela) das “carnes de primeira” assim deve ser muscular e espessa, correspondem os
músculos glúteos, psoas, isquiotibiais.
Constitui o principal centro de impulsão e abriga os órgãos de reprodução (útero nas fêmeas).

Cilhadouro:
Região ímpar situada abaixo da costela entre a interaxilar e o ventre tem como estrutura a parte posterior do esterno e as extremidades das quatro últimas costelas externais.
Defeito: estrangulamento acentuado que prolonga até o nível da articulação escapulo umeral.

Cauda
Região ímpar, implantada na parte posterior da garupa. É formada pelas vértebras e unidades coccídeas possui cerca de 18 à 20 vértebras.
Defeito: quando ela se dirige para trás obliquamente em relação à garupa diz que tem inserção é alta ou baixa conforme o sentido da obliquidade o que constitui defeito em ambos os casos.

Coxa
Deve ser larga e descida, funciona como órgão propulsor do corpo. Apresenta três faces distintas.
Interna: bragada
Externa: coxão
Posterior: nádega. Porte inferior denomina-se culote.

Soldra
Situada no limite da coxa e da perna. Abrange principalmente a articulação fêmur rotulo tibiana, com uma massa muscular saliente na porção posterior (patinho). Na parte inferior ligada ao tronco chama-se virilha.

Perna
Ângulo fêmur tibial a abertura deve ser entre 145 a 160º.

Jarrete
Garrão ou curvilhão, é formado pelas articulações tarsianas, para essa região convergem todos os traços decorrentes do peso das estruturas musculares e do choque dos membros.

Canela
Basicamente  com metatarsianas e metacarpos

Boleto
Base articulações metacarpo falangeana, metatarso falangeana e tendões.


Quartela
Situada entre o boleto e a cova do pé. A posição normal é quando a sua direção para diante faz ângulo de 45º a 50º em linha horizontal.

Duas partes principais, coroa e unhas, que possuem:
Muralha, face interna côncava e externa convexa.
Sola é fria e arqueada, formando uma abóbada.
Ranilha, e estreita essa placa corresponde ao talão do coxo do cavalo.

Um comentário: