quinta-feira, 5 de julho de 2012

SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino está ligado diretamente ao SNC ele é responsável por enviar comando de produção substâncias químicas atra´ves de tecidos específicos, e são transportados pelo sistema vascular como Hormônios. Essas substâncias são produzidas em baixíssimas concentrações e levadas ao órgão alvo.
Temos alguns sistemas de controles que não são transportadas pelo sistema vascular.
Efetores:
Parácrinas- esse tipo de transporte se difunde no meio intersticial e atingem apenas células adjacentes, ou seja em células vizinhas, não utilizando a corrente sanguínea.
Autócrinas - Esses sinalizadores quimicos agem somente sobre a célula em si, não há uma externalização deste mediador químico com outras células.
Neurotransmissores - afetam a comunicação entre neurônios ou entre neurônios e órgão alvo.
Efetores exócrinos - São hormônios produzidos no pâncreas e liberados no trato gastro intestinal o suco pancreático contém alguns sinalizadores químicos que vão atuar nesse sistema do organismo.

O sistema endócrino e nervoso integrados vão conceber ao organismo um controle fisiológico, atuando sobre o metabolismo, o crescimento e a reprodução. Nometabolismo energético temos como exemplo de hormônios a insulina, o glucagon, cortisol, adrenalina, hormonio tireoideo, e hormonio do crescimento. no metabolismo mi9neral temos como exemplos os hormonios, paratireoideo, calcitonina, angiotensina e renina.
CHormonios que con trolam o crescimento, hormonio do crescimento, hormonio tireoideo, insulina, estrógeno e andrógeno.
Horminios que controlam a reprodução, temos como exemplo o estrogeno, andrógeno, progesterona, hormonio luteinizante, FSH, prolactina e ocitocina.
O sistema endócrino tem a capacidade de amplificar o sin al, istoo é uma molécula de um esteróide pode ativar um gene e formar muitas moléculas de RNAm e este induzir a formação de muitas moléculas de enzimas. Assim como uma molécula pode influenciar a formação de muitas moléculas de adenosina 3', 5' monofosfato ciclico (AMPc) e cada uma delas ativar muitas outras enzimas.

SÍNTESE DE HORMÔNIOS PROTÉICOS

São inicialmente sintetizados como pré-pró-hormônio, isso significa que são clivados (quebrados) no RER (reticulo endoplasmático rugoso responsável pela síntese de proteínas nas células) para formar o pró hormonio no aparelho de golgi. ou seja ele sai do RER sendo pré-hormônio entra no aparelho de golgi e sai dai como pró-hormônio ativos, este fica armazenado em granulos antes de serem liberados por meio de exocitose, todo esse processo ha a necessidade de gasto de ATP e o uso de Calcio. exemplos de hormonios protéicos é a insulina o hormonio do crescimento e peptídicos (ocitocinas e vasopricinas)

SÍNTESE DE HORMÔNIOS ESTERÓIDES

O fígado utiliza o colesterol e sintetiza alguns homônios, o processo não é o mesmo dos hormônios protéicos, ele ao invés de ser armazenado é mediatamente liberando na corrente sanguínea, esses hormônios são lipofílicos, sendo assim, possui um fácil transporte para o interior das células. os esteróides se dividem em Hormônios Adrenocorticais ( glicocorticais, mineralocorticoides) que são produzidos pela glândula adrenal. Homonios sexuais como  estrógenos, projesterona, andrógenos.
Obs: O córtex Adrenal contém um sistema de enzimas tanto para a formação de hormonios adrenocorticais como para aformação de hormonios sexuais, porém, em pequenas quantidades. Pode ocorrer a produção desses hormônios em grandes quantidades em situações fisiopatológicas do organismo. Esses hosmônios são secretados imediatamente após sua formação por simples difusão, isso acontece devido a sua origem lipídica que possui "um acesso facilitado'' de entrada e saida das células.

TRANSPORTE DE HORMÔNIOS NO SANGUE

Os hormônios protéicos são hidrofilicos, sendo assim, são transportado no plasma de forma dissolvida, os esteróides e os hormonios produjzis na tireóide são lipofilicas e são transportadas por carregadores, esses carregadores são outras proteinas plasmaticas como a albumina e a globulina. A quantidade de hormonios ativos esteróide (não ligado a nenhuma proteina) é relativamente pequeno, mas deve estar livre no momento da penetração na celula, caso contrario o hormonio não entra na célula. já aquantidade de Homonios proéicos ativos no sangue é sempre maior, pois este necessita de um sítio de ligação na membrana da célula para agir.

INTERAÇÃO COM HORMÔNIO - CÉLULA

Os Homonios protéicos possuem receptores específicos sobre as membranas plasmáticas dos tecidos alvo, ao passo que os esteróides possuem receptores especificos no citoplasma ou no núclo da célula. Sendo assim os esteróides interagem diretamente com os núclos celulares através da formação de um complexo com seu receptor citosólico enquanjto os hormonios protéicos necessitam de um mensageiro pois não penetram na célula.

FEEDBACK

A secreção endócrina está ligada ao ritmo cardiano e está fora do controle de feedback negativo, pois, os padrões podem variar no espaço e no tempo de 24 horas e são influenciadas pelo sono ou principalmente pela luz.
Os ritmos ultradianos ocorre variações hormonais em intervalos curto em espaço de uma hora aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário