segunda-feira, 16 de julho de 2012

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

O testículo é um órgão par assim como o ovário nas fêmeas e se origina na eminencia genital embrionária onde os testículos se deslocam da região sublombar para o canal inguinal até alojarem-se no escroto. Essa descida dos testículos para a bolsa escrotal está relacionada a uma diferença de temperatura intra-abdominal que é um fator de importância na produção de espermatozoides.

Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.
CONSTITUIÇÃO

Os testículos são revestidos assim como as gônadas femininas por uma cápsula de tecido conjuntivo chamado de túnica albugínea. São recobertos por uma lâmina visceral internamente e uma lâmina parietal externamente, entre essas duas lâminas encontra-se a cavidade vaginal e as duas formam a lâmina visceral vaginal. Ainda são separados por septos conjuntivos que penetram o parênquima testicular dividindo-os em pequenos lobos com um formato de pirâmide cuja ponta direciona-se ao eixo dos testículos formando o mediastino testicular.
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.
 Após a lamina parietal segue recobrindo o testículo uma fáscia espermática, sob a fáscia espermática encontra-se o músculo cremaster, esse músculo é uma expansão do músculo interno do abdome e possui função de suspensão dos testículos para o canal inguinal, esse músculo está recoberto ainda por uma fáscia cremastérica. Apos a fáscia cremastérica encontra-se a fáscia espermática externa, que sob ela encontra-se a túnica dartos.
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.
A túnica dartos possui uma importante função na contração ou expansão da pele do escroto para regular a temperatura dos testículos esta localizada abaixo da pele do escroto.

Os testículos dos touros possui uma disposição pendular, enquanto dos equinos estão dispostos horizontalmente, o cachaço assim com no cão os testículos não estão nem na vertical nem na horizontal e os felinos possuem os testículos mais caudalmente.

O parênquima testicular é formado por milhares de túbulos seminíferos sendo penetrado pelo tecido vaginal que forma lobos com formas triangulares que seguem formando o mediastino testicular, nessa região mediastínica encontra-se túbulos seminíferos que vão dar origem a rede testicular.

EPIDÍDIMO

É dividido em cabeça, corpo e cauda. É revestido por uma membrana serosa que o prende ao testículo na região medial. A cauda do epidídimo é que vai armazenar os espermatozóides maturados. Na cabeça do epidídimo firmemente fixada aos testículos unem-se os ductos EFERENTES com o canal do epidídimo  que por um ducto bastante flexuoso forma o corpo do epidídimo no contorno medial longitudinal do testículo  O esperma é transportado através do ducto do epidídimo e armazenado na porção final na cauda do epidídimo até a ejaculação.  A cauda do epidídimo é fixada pelo ligamento próprio do testículo e pelo ligamento da cauda do epididimo que enviam fibras até a túnica dartos.
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.
O esperma é encaminhado pelo ducto DEFERENTE a partir da cauda do epidídimo, que inicia-se levemente enovelado e depois em linha reta segue ate a superfície medial do testículo  É um dos constituintes do funículo espermático ate o anel inguinal onde penetra na cavidade abdominal com o auxilio do mesoducto deferente enlaçando o ureter e desembocando na parte inicial da uretra no colículo seminal.
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.

AMPOLA DA GLÂNDULA AMPULAR

Antes da desembocadura, o ducto deferente sofre uma leve dilatação formando a ampola do ducto deferente dentro da cavidade abdominal. O funículo espermático é formado pelo músculo cremaster, túnica vaginal, plexo pampiniforme e ducto deferente.
A pele da bolsa escrotal é levemente coberta por pêlos e contém numerosas glândulas sudoríparas e sebáceas firmemente aderidas a túnica dartos.
A vascularização dos testículos e seus envoltórios acontecem pela aorta abdominal em sintonia com a veia testicular. O plexo pampiniforme serve para fazer a refrigeração do sangue arterial para o testículo.
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.

GLÂNDULAS ANEXAS

Estão situadas na parte pélvica da uretra e diferencia-se em Glândula vesicular, glândula ampular (ausente em suínos) próstata e glândula bulburetral.

GLÂNDULA VESICULAR
Horst E. K; Hans. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido - 4ª edição, Editora Artmed, 2011.

É um par e unem-se ao ducto deferente possui superfície lisa em equinos e aspecto glandular nas demais especies. O cão e o gato não possui essa glândula o ducto excretor junta-se em ruminantes e equinos um pouco antes da desembocadura com o ducto deferente formando o ducto ejaculatório. No suíno esse ducto desemboca isoladamente ao lado do Colículo seminal na uretra.

PRÓSTATA

Está em todos os machos e o corpo desta glandula está externamente disposta sobre a uretra na parte pélvica sendo maior em cães.

GLÂNDULA BULBURETRAL

Presente em todos os machos exeto no cão são glandulas pares e encontra-se na extremidade da pelve e é bastante grande em suínos essa glandula que forma o líquido seminal.

PÊNIS

Tem origem com dois pedunculos no arco isquiático e se juntam e formam a raiz do pênis a qual se transforma no corpo do pênis sendo formado por dois corpos cavernosos dorsais e um corpo esponjoso.A glande do pênis é formado no caso de cães e gatos pelo osso peniano e nas demais especies pelo corpo esponjoso da glande.

DEFINIÇÃO

Pênis fibroelastico presentes em ruminantes e suínos, esse penis possui uma flexura simoide ou "S" peniano que vai fazer a projeção desse pênis. O pênis fibroelástico não se infla tanto de sangue quanto nos demais animais. o Cão o gato e o equino não possui o S peniano pois o musculo cavernoso torna-se mais repleto de sangue no momento da ereção.

GLANDE

 No equino a glande possui uma forma de capuz um colo da glande e uma fossa da glande que é o processo uretral. nessa fossa pode ocorrer o acúmulo de sujeira, miíases etc.

No Cão a glande é bastante volumosa e apresenta o osso peniano resultado a ssificação do corpo cavernoso. A parte caudal do pênis é bulbosa.

Gato possui o pênis voltado caudalmente e ainda papilas córneas na glande. o ligamento apical do pênis que desloca o penis para frente.

O suíno contem o pênis com um formato de saca rolhas e uma prega mucosa recobrindo a glande é um pênis fibroelástico e possui a flexura sigmoide.

Bovinos possui uma leve torçao na glande para a esquerda e um curto processo uretral que é o prolongamento da uretra conhecido como processo vermiforme

Carneiro e bode a glande é bulbosa e um longo processo uretral com tecido eretil.

PREPÚCIO

 É uma prega com dupla pele que reveste o pênis do meio externo, contem glandulas que produzem o esmegma e no suino possui um divertículo que proporciona o acumulo de sujidades.

13 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho amigo, mais gostaria de saber se você tem algum trabalho so sobre o sistema reprodutor de cadelas ? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada vc salvou minha pele, muito bom! Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Bom o artigo. Mas tem vários erros de português e de concordância. Alguns aspectos importantes também não foram abordados. ;)

    ResponderExcluir
  4. OI, GOSTARIA DE SABER QUAL A FUNÇÃO ENDÓCRINA E EXÓCRINA DOS TESTÍCULOS. PARABÉNS PELO TRABALHO, SEUS RESUMOS SÃO ÓTIMOS E ESTÃO ME AJUDANDO MUTIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, basicamente a ação endócrina dos testículos é a produção de hormônios,como a testosterona e a função exócrina é a espermatogênese.

      Excluir
  5. Processo vermiforme não seria nos ovinos?

    ResponderExcluir
  6. Aprendi em aula que o processo vermiforme ou apêndice vermiforme é em pequenos ruminantes e não em bovinos.

    ResponderExcluir
  7. Tem como um cachorro recém castrado emprenhar uma cadela? Se houver possibilidade quanto tempo demora para a castração fazer total efeito em relação a fertilidade do animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impossivel, ele não tem os testiculos para produção de espermatozoides.

      Excluir
  8. Não é impossível. Caso haja alguns espermatozoides viáveis nos ductos genitais desse cão ele pode emprenhar alguma cadela. Claro que com o tempo essa possibilidade não exista.

    ResponderExcluir