segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CINOMOSE CANINA



O que é?

A Cinomose canina é considerada uma das principais infecções dos cães domésticos e também de alguns carnívoros em geral. é uma doença de alta letalidade e baixa morbidade, perde somente em letalidade para o vírus da raiva.
Hiperqueratose no nariz

 Trata-se de uma doença viral e não possui sozonalidade de infecção, predileção por raça, sexo ou idade, todos os animais não vacinados estão susceptíveis, principalmente animais filhotes recém desmamados em virtude a diminuição dos anticorpos recebido através do colostro.

Assista ao vídeo! E se Inscreva neste canal!



Como o cão se infecta?

A transmissão da cinomose ocorre através do contato de um cão sadio não vacinado com secreções de cães portadores da cinomose. Essas secreções são representadas pelas fezes, urina, secreções nasais e oculares.

Quais os sinais clínicos? 

Os sinais clínicos são muito variáveis, e depende muito da da cepa viral e consequentemente a virulência  do agente viral. O estado de saúde e nutrição desses cães também influenciam diretamente na infecção desses animais.
Comumente animais infectados vão apresentar, vômitos, diarreias, tosse e perda de apetite, secreções nasais mucopurulentas, e pequenas pústulas na região abdominal.
Pústulas na região abdominal

o cachorro acometido pela cinomose pode ainda apresentar sinais neurológicos até três semanas após a recuperação dos sinais sistêmicos.  pode apresentar crises convulsivas, desequilibrios, rigidez cervical e ataxia.

Diagnóstico
 O diagnóstico  ocorre através do histórico clinico do animal, bem como a fidelidade na vacinação, exames laboratoriais dificilmente confirma a cinomose pois, alguns testes rápidos podem trazer resultados falso-negativos.

Tratamento 

A cinomose não possui terapia específica, desta maneira o médico veterinário ira utilizar de antibióticos, antiinflamatórios, vitaminas, antiemético, antidiarreico, e infusão contínua de fluidos e caso necessário a utilização de anticonvulsivantes.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a infecção pelo vírus da cinomose é através da vacinação. Não existe outra maneira mais eficaz. Todos os cães devem ser vacinados a partir dos 45 dias de idade. Antes de vacinar seu cão certifique se que ele encontra-se em perfieto estado de saúde, isso apenas um medico veterinario poderá fazer. Esse processo é importante pois, a vacinação dos animais deve obedecer alguns requisitos mínimos para que a vacina tenha sua eficácia. não permita que balconistas apliquem vacinas sem a supervisão de um veterinário, pois esse ato poderá colocar em risco a vida do seu pet. Algumas reações alérgicas e anafiláticas pode desencadear no seu animal e vir a óbito instantes após a administração, e o veterinário é o único profissional capaz de reverter tal quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário