quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

IMPORTÂNCIA DO MAGNÉSIO NOS ANIMAIS

 O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano e animal necessário para mais de 300 processos biológicos.
Cloreto de Magnésio
O magnésio tem como funções:  
Cofator em diversas reações enzimáticas do metabolismo  intermediário, constituinte importante dos ossos e dentes, membrana celular e cromossomos, produção de energia (maior parte do magnésio intracelular esta associado ao ATP, síntese de DNA, RNA e enzimas para metabolismo de carboidratos e lipídios, transporte ativo de íons (Ca e K) através de membranas (impulso nervoso, contração muscular, e ritmo cardíaco) funciona também como sinalizador (formação de cAMP) e migração celular, ainda o magnésio atua como modulador fisiológico que afeta fisiologia cardíaca com acoplamento de neurotransmissores e enzimas aos respectivos receptores, com ativação de proteínas e modulação de diversos tipos de canais iônicos. 
Participação do Magnésio no processo biológico

Metabolismo extracelular, 55% esta ionizado (ultrafiltrado), 30% está ligado a proteínas, 14% complexado com citrato, fosfato ou  outros íons (ultrafiltrado), sua concentração é influenciada pelo pH. este mineral tem absorção gastrointestinal e excreção renal.  No intestinal tem se 30 a 40% de  taxa de absorção por difusão facilitada, passiva,  ou absorção ativa. Sendo que vai depender de alguns fatores como: trânsito intestinal, quantidade de água, concentração luminal de Mg. As principais fontes alimentares são sementes, oleaginosas, leguminosas, cereais, integrais, frutos do mar, vegetais verde escuros.   
A excreção do magnésio é renal, onde 95% do Mg filtrado é reabsorvido, no túbulo proximal 40% é absorvido, na alça de henle 50%, até o túbulo distal 95% é absorvido em um rim sadio, o fósforo é um dos fatores que interfere, pois se tiver um baixa na quantidade de fósforo circulante, o organismo reabsorve magnésio, já nas situações de aumento extracelular, hipercalcemia, consumo excessivo de bebidas alcoólicas a uma baixa reabsorção do magnésio. 
Níveis de Mg nos alimentos
Quanto as recomendações dietéticas, este mineral  vai ter uma inter-relação  com outros componentes da dieta no caso de aumento no consumo fibras insolúveis  tem se uma baixa absorção de magnésio. Aumenta-se a quantidade de proteínas, aumenta se a quantidade de excreção do Mg, diminui o consumo  de proteínas (30g/dia) baixa a absorção de Mg. Na deficiência  de magnésio, (rara) mais manifesta-se clinicamente  por:  tremores, espasmos musculares,  anorexia,  náuseas, vômitos, em alguns casos  convulsões e coma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário