quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ANEMIAS EM MEDICINA VETERINÁRIA

É um quadro onde o volume de sangue ou hematócrito é encontrado em menor volume que a média de determinada população, isso é um conceito que acaba se enquadrando naturalmente numa definição de anemia, mais que por si só não é completo. 
Os quadros anêmicos não necessariamente ocorre quando tivermos uma redução do hematocrito, pois a redução do hematocrito pode se dar por vários fatores. Exemplo: vamos pegar  um padrão para conseguir estabelecer uma média, em um volume relativo de sangue onde nesta fração 44% é de volume celular, seria considerado normal. Se houver uma redução significativa deste processo, ou desta produção celular teremos um hematócrito mais baixo, consequentemente um menor volume celular (menor número de células sanguíneas) e é neste quadro que podemos considerar, se o volume for muito maior do que encontramos na média, como um quadro de POLICETEMIA, (que tem o significado de muitas células no sangue).
Cada um desses processos seria um fluído de maneira diferente nas propriedades do sangue. Por que sabemos que o sangue, quando ele tem uma constituição estabelecida, um e um parâmetro diferencial de células brancas, células vermelhas, plasma e proteínas, onde se houver uma modificação em qualquer um desses componentes, nesse caso estamos tratando de células, vamos ter uma alteração nas propriedades hidrodinâmicas do sangue tornando-se menos "viscoso", ou seja mais próximo das propriedades de viscoelasticidade da água, ou ele vai se tornar hiperviscoso, quanto mais viscosa uma solução maior esforço que uma bomba (coração) tem que fazer para que esse sangue ou esse líquido flua.
Consequentemente quando apresentar uma policetemia o coração vai esforçar muito mais, porque esse sangue fica mais grosso e mais aderente a parede do endotelio vascular. 
Nos quadros anêmicos a tendência é ter a inversão deste processo, a velocidade do sangue se torna maior, o esforço cardíaco num primeiro momento se torna menor, entretanto, o primeiro vaso que o coração emite são as coronárias, então consequentemente o suprimento de oxigênio do coração vai estar diminuído pelo menor número de células levando oxigênio. Desta maneira o coração pode não se esforçar tanto para ejetar o sangue, porém vai ter que compensar esse déficit de oxigênio aumentando a frequencias cardíaca, por onta do menor teor de oxigênio levado pelos eritrócitos, por serem em menor número ou outro fator como por exemplo um tamanho celular menor, quantidade de hemoglobina, má formacção eritrocitária etc. 
Anemia pode ser definida de maneira geral como uma diminuição da massa eritróide,  ou seja uma diminuição na proporção de eritrócitos, quer seja no tamanho, número, ou ainda na capacidade de transporte. Então posso ter de qualquer maneira, células reduzidas no seu tamanho por que ocorreu algum problema na medula e esta liberando células imaturas, posso ter a redução no número celular total, ou ainda posso ter uma célula de tamanho  normal em número normal, mais tenho baixa concentração de hemoglobina no seu citoplasma, a partir daí todos esses fatores de maneira geral vão levar em qualquer situação a diminuição do transporte de oxigênio, são esses fatores que temos que ter atenção, todo quadro anêmico invariavelmente faz com que o sangue perca a capacidade de carrear oxigênio. Se essa capacidade de transporte diminui, pensa-se clinicamente que o organismo tem de compensar de alguma maneira. Se diminui a capacidade do sangue transportado, como ele vai compensar isso? 
O sangue vai ter que circular mais vezes ( aumenta o ritmo cardíaco como dito anteriormente) para tentar levar a mesma quantidade de oxigênio nos tecidos que estão sendo solicitados oxigênios.   E tem de novo aquele príncipio de quimioreceptores no seio carotídeo e tabmém nos rins que vão determinar o volume de oxigênio necessário para o organismo. Como o sangue fica menos viscoso e chega mais rápido, a tendência de quando ele chegue, na parede dos átrios e ventrículos, aqueles determinados músculos são responsáveis por desacelerar o fluxo sanguíneo, justamente para que quando o sangue bata com força nesta parede não ocorra lesões nesta.
Mas neste caso o sangue não vai conseguir desacelerar, então chega no interior da câmara cardíaca e fica migrando la dentro, esse gasto no interior das camaras vai invariavelmente ocorrer os quadros mais exacerbados de anemia, que vai se identificado como sopro, quando é auscutado este coração, faz um barulho característico do sopro, pois quando o sangue chega na câmara, ele fica rodando no interior das paredes, este sopro é chamado de sopro anêmico que são considerado os quadros mais exagerados da anemia, raramente no caso da medicina veterinária vão ter um quadro anêmico que seja de etiologia primária, na maior parte das vezes tem indicativos que as anemias estão associadas as patologias de base, ou seja uma doença que leve ao mecanismo de deficiência de produção celular, quer seja no tamanho, número ou concentração de hemoglobina no interior dessas células. 
Inicialmente os quadros de anemia passam a ser identificados através de uma suspeita, no qual analisamos os sinais clínicos e histórico do paciente. Então o que vai ser identificado nos animais portadores de anemias? 
São animais que normalmente podemos identificar o sopro, o sopro são doenças ou sinais clínicos indicativos de doenças em animais muito jovens, pouco tempo de nascimento, por patologia de má formação do coração ou sopro em animais muito velhos. 
Em um animal jovem adulto a primeira coisa que deve vir a cabeça é um quadro anêmico, nem que seja para  se descarta esse hipótese posteriormente. Além do sopro, a mucosa também deve ser avaliada de maneira cuidadosa, como as mucosas tem uma quantidade de leitos capilares preenchidos por sangue, a tendência em animais que tenha anemia é identificar uma mucosa com uma coloração esbranquiçada, sendo então avaliadas a mucosa oral, gengival e do trato genital, e mucosa palpebral. O animal ainda pode apresentar taquipneia que aumento da taxa de respiração, e taquicardia aumento da frequência do coração. Esse individuo apresenta relutância em se levantar, na maior parte das vezes ele vai ter um apetite copioso, pois tem uma necessidade de alimentar mais, que pode ser chamado de picra ou pica, onde começa a comer terra, vasos, tijolo, necessidade de comer minerais. Estes sinais vai ser variáveis, a anemia não é uma doença que acontece isoladamente, ela é consequência na maioria das vezes de outras doenças comumente mente, pode ser definida como uma consequência de uma determinada doença. Temos anemias relativas e anemias absolutas. Anemias relativas, elas não estão relacionadas a perda de células ou hemoglobinas se chama relativa por que ela e uma condição transitória, na maior parte das vezes vamos encontrar expansão da massa plasmática. Um exemplo é como se hipoteticamente ao analisar um hematocrito normal, mantenho o volume ceular mas acrescenta um certo volume de água, o número de células não ira mudar, nem a de hemoglobinas, só que o o volume de plasma é expandido, o sangue esta diluído.
Isso vai ocorrer em fluidoterapia. Não ocorre quando o animal ingere água porque a água vai ser absorvida via intestinal, os vasos receptores do bulbo aórtico captam isso, atua inibindo a produção de ADH, e o individuo começa urinar mais, porque ele começa liberar mais sódio e mais potássio na urina e o sódio principalmente sai levando água. Então esses quadros são processos transitórios e não necessariamente são quadros patogênicos. Exemplo: o animal esta na mesa de cirurgia, você pede que o estagiário administre um antibiótico, quando o estagiário chega para administrar ele fecha o soro totalmente,  e quando acaba de injetar o antibiótico ele abre totalmente o soro,e quando percebe-se isso o frasco de 500ml de soro já fora infundido no animal.  neste caso o organismo não consegue compensar o excesso eliminando-o pela urina pois os rins póssui uma capaciade limitada de excretar esses excessos, desta maneira temos uma quadro anêmico temporário que tende a retornar aos valores normais em um tempo determinado. Neste caso acima citado massa plasmática aumenta,e consequentemente o volume celular diminui. 
Outros processos são o de gestante, que  possui uma capacidade de retenção de liquido causada em especial pela progesterona, que fazem com que haja uma retenção de liquido na corrente circulatória, e consequente diluição do volume plasmático, quando o animal cria, o efeito da progesterona que é sustentada pelo corpo lúteo desaparece, e volta ter ciclo estral normal e desinchar. Então, um dos processos que o serviço de inspeção federal proíbe, é o abate de fêmeas  gestantea em especial no terço final da gestação onde o nivel de retenção de liquido aumenta, causando prejuízo. 
Os neonatos até 72hr pós parto possui altas concentrações plasmática, que vai ser corrigida nas primeiras horas pos nascimento, estes quadros se resolvem por si  só... se o paciente que foi submetido a fluidoterapia no (exemplo anterior) e não morrer na mesa de cirurgia por conta de um edema pulmonar, os rins vai eliminar este fluido.
O volume de água do neonato pode chegar até 85% da sua condição corporal, vai ter baixa produção de proteína, a medida que o animal se alimenta, aumentando as proteínas ele volta ao normal. Então caso ocorra perda de sangue, ou esqueceu a mangueirinha do soro ligada (podendo levar o paciente a morte) temos nessa situação causas de anemias relativas. 
As anemias absolutas são as de processos verdadeiros, são aqueles processos que estão acompanhados a redução da perca do transporte de oxigênio, quer seja pelo número de células, diminuição do  tamanho ou numero absoluto ou diminuição na capacidade síntese de hemoglobina, as causas de anemia elas vão se dar por:
·         Redução no número de células (que vão levar o oxigênio)
·         Redução no tamanho (que não vai levar o oxigênio suficiente
·       Ou pigmento


Ao longo dos seus 5 anos, o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom já ajudou mais de 40 mil cães abandonados a encontrar um lar feliz. Para comemorar essa data especial, contamos com a sua ajuda para doar 20 toneladas de PEDIGREE®. 

A cada visualização do vídeo será doada uma refeição a cães que ainda estão à espera de um lar. Ajude-nos a ajudá-los!




Em relação as causas, é importante lembrar que um quadro anêmico sempre esta associados aos 3 fatores descritos, pode ter claramente redução em no número, no tamanho e no pigmento eritrocitário. Mas geralmente vai ser só um destes fatores. As causas é quem determinam qual vai ser a alteração morfológica.   
Com relação ao tempo de instalação do quadro anêmico, podemos ter na classificação de anemias, elas podem ser agudas ou crônicas, o que seria considerar uma perda aguda de sangue?  
Vamos considerar quadros que estejam ocorrendo a menos de 72hrs. Enquanto que nos quadros crônicos, são aqueles que ocorreram há dias, semanas ou ate mesmo meses, em alguns casos até anos. 
Exemplo (caso clinico) – uma situação em que o proprietário chega a clinica levando o seu cachorro que é diagnosticado de tumor na mama, mas como não está muito evoluído, o proprietário diz voltar em outro momento (1 ano depois) ele volta ao consultório, e diz que os tumores estão um pouco aumentado mas o cachorro parece não sentir dor, pede que se faça um orçamento e que ele voltara depois, no ano seguinte ele retorna, a cachorra entra na sala clinica, se arrastando os tumores estão enormes, esta cachorra apresenta anemia, taquipineia, não consegue se alimentar direito, w no exame e constatado que o animal teve uma anemia, só que ele não teve só uma anemia, o tumor ja esta muito grande já tem metástase em vários lugares do corpo, e o sangue que era pra alimentar o cérebro, pulmão e fígado, esta alimentando os tumores. Este e um exemplo de uma anemia crônica. 
Já no caso agudo, por exemplo (caso clinico) se eu tenho no caso um trauma, o cavalo foi pular a cerca e enroscou a perna no arame, e cortou a artéria tibial, durante duas horas ele sagrou porém, continuou com a pressão cardíaca normal, cada passo que ele dava o sangue era ejetado para fora, quando se chega perto do animal ele esta deitado, exausto vai avaliar-se as mucosas e elas estão brancas.
Quadros de cirurgias extensas, vai remover tumores de mama, cirurgias que incide um grande volume de massa corporal, outro exemplo uma esplenectomia (retirada de baço) que e um reservatório de sangue, cirurgias que tem muita perda de sangue, ulceras ativas.
Exemplo (caso clinico) o proprietário deu pro cachorro dele (raça York, aproximadamente 1,5 kg) dois comprimidos de AAS infantil, que tem aproximadamente 200mg de acido acetilsalicílico, sabemos que quando vai dar acido acetilsalicílico pra cães (que e contra indicado para cães) no dia seguinte o cão vomita bola de sangue, por que desenvolveu uma úlcera em pouco espaço de tempo, lesionou a artéria gástrica esquerda, quando se faz um hemograma deste animal ele apresenta um quando anêmico (bem sério). Defeitos de hemostasias, esses defeitos de hemostasias tem problemas sérios, coagulação intravasculares disseminadas, devido infecções bacterianas. 
Vamos ver intoxicações por veneno de rato dos mais antigos, exemplo (caso clinico) cão envenenado por terceiros, no dia seguinte o animal esta defecando sangue, ele apresenta petéquias e o sangue sai por vários lugares. Vidro moído (popular cerol) as lesões gástricas irá correr ao longo de todo o intestino e ele tem uma perca sanguínea. 
Então as perdas crônicas são causadas também por parasitismo principalmente endoparasita. Ectoparasitas no caso de grandes infestações, e ulceras novamente, só que são ulceras não ativa, quadros de hematúria, o animal perde sangue pela urina por vários processos, infecções crônicas, cálculos renais, cálculos vesicais, tumores na bexiga, no caso de tumores na bexiga as percas sanguíneas chega a ser exagerada, o animal urina coágulos de sangue, nos quadros onde ocorre cálculos vesicais exagerados, tem se infecções crônicas comumente,  no caso de bovinos, que tem algumas plantas que tendem a induzir carcinoma de bexiga, neoplasias e desordens da coagulação de qualquer natureza, ai nesses quadros (de desordens coagulatórias)  são relativamente simples de tratar, porque a utilização de ativadores de coagulação são processos importantes. 
Ao longo dos seus 5 anos, o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom já ajudou mais de 40 mil cães abandonados a encontrar um lar feliz. Para comemorar essa data especial, contamos com a sua ajuda para doar 20 toneladas de PEDIGREE®. 

A cada visualização do vídeo será doada uma refeição a cães que ainda estão à espera de um lar. Ajude-nos a ajudá-los!

Acompanhe nossa fanpage:https://www.facebook.com/PedigreeAdotar


Nenhum comentário:

Postar um comentário