quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PATOLOGIA CLÍNICA - INTERPRETAÇÃO DE EXAMES

01)  Um gato macho de 13 anos de idade foi atendido por você. A queixa do proprietário foi de que o animal apresenta a quatro dias inapetência, prostração e apatia que estão ficando mais evidentes, além de estar indo à caixa de areia várias vezes. Não soube informar sobre fezes. Relata que nas ultimas 24 horas apresentou 3 episódios de vômito. Não se notam pulgas ou outros ectoparasitos. O exame clínico revela temperatura de 36,5ºC, FC de 128 BPM e respiratória de 30 MRM . Há grande perda de elasticidade da pele e as mucosas apresentam-se discretamente hipocoradas e hálito forte.  A palpação abdominal revela sensibilidade discreta. Você colhe material para exames e solicita hemograma, função renal, hepática e urinálise. O animal, que continua a piorar, apresenta agora diarréia com sangue e quadro de desconforto respiratório.

Série Vermelha

Parâmetro
Encontrado
Referência

Hemácias (x106/mm3)
3,5
5,0 – 10.0

Hematócrito (%)
10
24 - 45

Hemoglobina (g/dl)
13
8,0 - 15,0

VCM (fl)
28,6
39 – 55

CHCM (%)
130
30 – 36

Reticulócitos (%)
0,1
1

Série Branca
Leucócitos (x103/mm3)
12,5
5,5 - 19,5

Absoluto (x10³)
Relativo 

Encontrado
Normal
Encontrado
Normal
Bastonetes
0
0 – 0,3
0
0 – 3
Neutrófilos (x10³/mm³)
10
2,5 - 12,5
80
60 – 77
Eosinófilos (x10³/mm³)
0,4
0 - 1,5
3,2
2 – 12
Linfócitos (x10³/mm³)
1,2
1,5 - 7,0
9,6
20 – 55
Monócitos (x10³/mm³)
0,9
0 - 0,85
7,2
1 – 4
Basófilos (x10³/mm³)
0
Raros
0
Raros



Plaquetas (x10³/mm³)
230
200 – 500

Parâmetro
Valor Encontrado
Valor Referência
Uréia (mg/dL)
337
42 – 64 mg/dL
Creatinina (mg/dL)
6,3
0,5 – 2,0 mg/dL

Pergunta-se:
a)      Explique o quadro hematológico do paciente

O paciente apresenta uma anemia microcítica pois o VCM que refere-se ao tamanho dos eritrócitos e encontra-se abaixo dos valores normais e normocrômica por conta dos valores normais de hemoglobina. Porém este apresenta um quadro de hemólise acentuado pois o CHCM deste exame encontra-se superior aos parâmetros adotados. Porém esse quadro pode estar relacionado a uma falha na coleta, mas o número elevado de monócitos e linfócitos na corrente sanguínea pode estar demonstrando um quadro de fagocitose e combate a algum tipo de parasito. Portanto aparentemente o animal apresenta uma anemia arregenerativa por não ser observados reticulócitos (desvio a direita).
Os linfócitos encontram-se abaixo dos valores normais caracterizando uma linfopenia associado a uma leve monocitose. Esse fato pode eventualmente demonstrar um indício de aplasia medular ou deficiência na produção de eritropoetina.

b)     Qual(is) outra(s) prova(s) diagnóstica poderia ser solicitada e qual seria o resultado esperado?
Esfregaço sanguíneo e gasometria, pois espera-se encontrar parasitos intracelulares, para justificar a hemólise celular e devido a grande quantidade de creatinina e ureia a gasometria pode revelar um quadro de acidose metabólica, deficiência na eliminação do sódio, potássio, cloretos etc.

c)      Explique o porquê de este paciente apresentar diarréia com sangue e desconforto respiratório.
A diarreia com sangue pode ser explicada pelo alto nível de ureia na corrente sanguínea, esse fato pode provocar lesões dos enterócitos pela toxicidade deste composto. O desconforto respiratório pode ainda ser explicado pela concentração de ureia na corrente sanguínea este por sua vez provoca alcalose metabólica e desequilíbrio acido base do sangue o que impede a troca de gases associado a anemia que reduz a capacidade de carregar oxigênio aos tecidos.


02)  É trazido à sua clínica um cão, cuja proprietária relata que há uma semana o animal vem apresentando dilatação abdominal, comendo pouco e tomando água normalmente e está com baixo escore corporal (4,0 / 10,0). Possui mais um cão que vive no mesmo ambiente e que está perfeitamente saudável. À auscultação percebe-se um sopro cardíaco com PMI pulmonar, mucosas discretamente hipocoradas, sem sinais de desidratação. O paciente encontra-se muito apático.

O sopro cardíaco pode indicar um quadro de insuficiência cardíaca direita ou defeitos nas valvas semilunares, pode explicar o quadro de dilatação abdominal por conta do extravasamento de liquido intersticial, este extravasamento pode provocar uma ascite devido o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal por conta diferença entre pressão hidrostática e osmótica do tecido que gera um déficit na manutenção do liquido intersticial que não consegue ser removido pelo sistema linfático.

03)  Uma vaca de 04 anos de idade, da raça holandesa apresentou redução súbita na produção de leite, diminuição do apetite que quase chegou a anorexia, febre (40,5ºC), freqüência cardíaca e respiratória estão elevadas e a postura assumida pelo animal era de abdução dos cotovelos com um leve arqueamento do dorso. O andar era lento e estava visivelmente deprimido e apresentava hipomotilidade ruminal sem timpania, fezes secas e escassas. Dor abdominal na região crânio ventral do abdômen próximo ao xifóide estava presente. Ao levantar-se algumas vezes e caminhar gemia.

Um hemograma é solicitado e o resultado é o que segue

Série Vermelha


Parâmetro
Encontrado
Referência
Hemácias (x106/mm3)
8,9
5 – 10
Hematócrito (%)
43
24 - 46
Hemoglobina (g/dl)
11,5
8 - 15
VCM (fl)
48,3
40 - 60
CHCM (%)
26,7
30 - 36
Reticulócitos (%)
0,1
1


                                        Encontrado   Normal
Leucócitos (x103/mm3)
15,22
6 – 15



Absoluto (x10³)
Relativo 

Encontrado
Normal
Encontrado
Normal
Bastonetes
0,5
0 – 0,3
3,3
0 – 2
Neutrófilos (x10³/mm³)
7,2
0,6 - 4
47,3
15 - 45
Eosinófilos (x10³/mm³)
2,5
0 - 2,4
16,4
2 - 20
Linfócitos (x10³/mm³)
4,32
2,5 - 7,5
28,4
45 - 75
Monócitos (x10³/mm³)
0,7
0,02 - 0,85
4,6
2 - 7
Basófilos (x10³/mm³)
0
Raros
0
Raros



Plaquetas (x10³/mm³)
230
150 – 500
Observações
Neutrófilos reativos e degenerados monócitos ativados.  


a)      Explique o hemograma deste animal

O animal não apresenta um quadro anêmico, mas apresenta uma resposta leucocitária ou leucocitose, bastante acima do normal para a espécie em questão, a neutrofilia associada ao aumento de bastonetes (forma jovem de neutrófilos) indica uma resposta aguda de infecção, ou desvio a esquerda. O quadro de eosinofilia podem ser encontradas em reações alérgicas, mas também em reações agudas de inflamação, os eosinófilos tem ações sobre as respostas agudas inflamatórias, que pode induzir dano tecidual, participar na coagulação, fibrinolise a partir do fator XII, e plasminogênio.Pode ser um quadro reticulo peritonite traumática, síndrome de hoflund (estenose funcional pilórica) essa síndrome pode ser provocada por objetos ingeridos pelo animal que perfura o reticulo. Esse fato pode em algumas situações causar lesão no nervo vago ou inflamação do mesmo prejudicando o funcionamento normal dos compartimentos do rumem, reduzindo a sua motilidade. A porção ventral do nervo vago é responsável por inervar o piloro e sua lesão pode provocar a estenose funcional pilórica.

b)     Pergunta-se quais as demais provas complementares úteis que podem ser solicitadas deste animal e qual o resultado que você espera?


Hemogasometria, ureia e creatinina. Através destes exames pode ser possível observar alcalose metabólica, pelo desequilíbrio acido base, os níveis de cloreto no rumem pode indicar um refluxo do conteúdo abomasal. A alcalose metabolica poderia ser confirmada através dos valores de ureia e creatinina caso estejam altos, esse fato pode ocorrer devido a insuficiência renal por diversos motivos um deles pode ser por conta de uma peritonite, que pode gerar uma septicemia, ou ainda grande quantidade de toxinas bacterianas na corrente sanguínea pode provocar lesão renal ou ainda os complexos antígeno-anticorpo pode alterar o funcionamento dos rins promovendo uma nefropatia. As proteínas plasmáticas totais e fibrinogênios são elevadas em situações de infecções pode sendo ser utilizadas como marcadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário